Dados do Trabalho
Título
Estudo Investigativo e de Divulgação da Importância dos Dípteros Muscoides na Saúde Única Integrado a um Projeto de Extensão
Introdução
Dípteros muscoides fazem parte da epidemiologia de diversas doenças negligenciadas, entre elas, as Miíases, que são ocasionadas por larvas de moscas que se alimentam de tecidos vivos ou necrosados. Embora provoquem essa enfermidade, os muscoides podem ser aplicados na Entomologia Forense (EF), ciência que analisa evidências de artrópodes para auxiliar em investigações médico-legais; e na Terapia Larval (TL), utilizando larvas necrobiontófagas descontaminadas na recuperação de feridas de difícil cicatrização. O conhecimento sobre os temas viabiliza a prevenção de Miíases, a identificação das espécies e a popularização da TL.
Objetivo (s)
Objetivou-se demonstrar o conhecimento de um público a respeito da importância dos dípteros muscoides na saúde única, após avaliação de suas experiências em ações promovidas pelo Projeto de Extensão da UNIRIO: Entomologia e Doenças Negligenciadas.
Material e Métodos
Atuou-se na IV Mostra do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e na XV Feira de Saúde, do Programa Renascer, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UNIRIO). O tema central foi sobre dípteros muscoides, sendo apresentadas informações e suas fases de desenvolvimento, caixas entomológicas, jogo de memória vertical e folders explicativos sobre TL, EF e Miíases. Foi realizado um inquérito investigativo sobre o grau de conhecimento prévio e adquirido a respeito dos insetos, entrevistando 38 participantes que aceitaram envolver-se de forma voluntária. Os dados dos formulários foram submetidos a análise do percentual de participantes.
Resultados e Conclusão
A TL foi percebida como novidade 33 vezes, Miíases 12 vezes e EF 25 vezes. Participantes do ensino fundamental identificaram TL (66,67%), Miíases (40,74%) e EF (22,22%) como novidades, enquanto os do ensino superior destacaram TL (88,89%), Miíases (33,33%) e EF (66,67%). Após a exposição, 13 participantes não conseguiram identificar uma mosca Calliphoridae. 35 participantes deram nota 10, com média total de 9,87 para a atividade. No que se refere ao questionário submetido aos participantes do grupo Renascer, 27 mulheres participaram, com idades entre 46 a 94 anos. Os assuntos percebidos como novidade foram TL (96,3%), Miíases (40,7%) e EF (22,2%). Sobre a escolaridade, mais de 50% tinha ensino médio completo. Os resultados revelam interesse pelo tema e necessidade de outras atividades práticas e lúdicas, para maior conhecimento.
Palavras Chave
Calliphoridae; Entomologia Forense; Miíase; Moscas varejeiras; Terapia Larval.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Nathalia Vitória Zacca Maciel Nogueira, Ana Carolina Menezes André, Mariana Passos Nunes, Paulo Fernando Martins Ferraz, Raquel Moreira Ramos, Valmiria Moura Leoncio de Albuquerque Gomes, Yuri José Sarafim Ferreira, Wellington Thadeu de Alcantara Azevedo, André Moreira Daflon, Valéria Magalhães Aguiar, Cláudia Soares Santos Lessa