Dados do Trabalho
Título
Implementação de tecnologias inovadoras para a triagem de tuberculose em pessoas privadas de liberdade
Introdução
O surgimento de novas tecnologias tem potencial para impactar a triagem e o diagnóstico precoce da tuberculose (TB), assim como o controle da doença em pessoas privadas de liberdade (PPL).
Objetivo (s)
Analisar a implementação de novas tecnologias não baseadas em escarro para a triagem de tuberculose em PPL.
Material e Métodos
Estudo exploratório e descritivo, realizado em duas prisões em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; durante novembro de 2022 a março de 2024. Foi aprovado pela CONEP, sob parecer nº 3.483.377. Os participantes foram submetidos à triagem prévia, por meio de questionário clínico e sociodemográfico. Foram incluídos pacientes positivos e negativos para TB, que apresentavam tosse e que não haviam realizado o tratamento para TB nos últimos 12 meses. Foram coletados sons pulmonares e da tosse por meio de 3 novas tecnologias para triagem de TB, não baseadas em escarro. São elas: Hyfe App (Hyfe), aplicativo que coleta os sons de tosse; Stethee Pro (Medicine), estetoscópio digital que coleta sons pulmonares e Impulse Una (Level 42 AI), estetoscópio eletrônico que capta tosse e vibração pulmonar. A qualidade das gravações dos dois primeiros citados foi determinada pelos próprios dispositivos e a do último está sendo realizada por pesquisador parceiro. A análise dos dados ocorreu por meio da linguagem R, versão 4.3.1.
Resultados e Conclusão
Foram triados 305 PPL,100 positivos e 205 negativos para TB. Todos eram homens, com faixa etária de 18 a 76 anos. A média dos scores de cada tosse gravada pelo Hyfe App foi de 0,91, ultrapassando o corte de 0.85. Dentre os positivos, 61% obtiveram média ≥ 0.9, enquanto os negativos atingiram 69,3%. Quanto ao Stethee Pro, em 19% das gravações, nenhum ponto associado à boa qualidade foi obtido. Entre os negativos para TB, a região mais relacionada à boa qualidade foi a mamária direita (16,6%). Já entre os positivos, foram as regiões supraescapular esquerda e infraescapular direita (19%). O ruído encontrado no ambiente prisional favoreceu a poluição sonora, interferindo nas gravações e utilização dos novos aparelhos para a triagem de TB. Porém, a triagem e o diagnóstico precoce em PPL com sintomas mínimos de TB pode prevenir a progressão da doença, morbidade e mortalidade.
Palavras Chave
Tuberculose Pulmonar; Inteligência Artificial; tosse; triagem.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Raíssa Piccoli Fontoura, Caroline Busatto, Alessandra Moura da Silva, Argita Dyah Salindri, Daniel Henrique Tsuha, Dâmaris Porto Batestin Silva, José Victor Bortolotto Bampi, Lediane Evangelista dos Santos, Roberto Dias de Oliveira, Julio Henrique Rosa Croda, Jason Andrews