Dados do Trabalho


Título

Aspectos bioecológicos de mosquitos (Diptera: Culicidae) do gênero Wyeomyia Theobald, 1901 na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, São Paulo, SP.

Introdução

Mosquitos (Diptera: Culicidae) da tribo Sabethini são reconhecidos pelo envolvimento de algumas espécies do gênero Sabethes na transmissão do vírus da Febre Amarela. No entanto, o gênero Wyeomyia Theobald, 1901 é presente no ambiente silvestre e seus dados bioecológicos são escassos, e o pouco que se conhece são provenientes de listas de espécies. Recentemente Wy. (Prosopolepis) confusa foi identificado portando ZIKA vírus na Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, o que corrobora a necessidade e importância em conhecer a bioecologia e possível participação desse gênero em ciclos enzoóticos.

Objetivo (s)

O objetivo desse trabalho foi verificar a composição, estratificação vertical e a distribuição espacial de adultos e imaturos das espécies do gênero Wyeomyia encontradas na APA Capivari-Monos.

Material e Métodos

Mosquitos adultos foram coletados uma vez por mês, no período de fevereiro de 2015 a abril de 2017, em 4 locais, com diferentes características, sendo: antrópica, periurbana, zona de transição e silvestre. Foram usadas armadilhas luminosas do tipo CDC, armadilhas de Shannon, aspirador de Nasci e aspiração manual. Formas imaturas foram coletadas em criadouros (natural e artificial) por concha entomológica, pipeta, esvaziamento de recipientes e bomba de sucção.

Resultados e Conclusão

Foram coletados 1.198 mosquitos adultos e 400 imaturos distribuídas em dezesseis espécies e 7 categorias taxonômicas. A composição revelou o aninhamento e substituição de espécies entre os ambientes. As bromélias foram os criadouros mais frequentes ocupados por espécies de Wyeomyia. A presença de espécies em criadouros artificiais mostra a capacidade desse gênero em ocupar inservíveis descartados, mesmo em seu habitat natural. Wy. (Prl.) confusa, Wy. (Pho.) theobaldi, Wy. (Pho.) davisi e Wy. (Pho.) edwardsi foram as espécies dominantes. Com relação a estratificação vertical, Wy. (Pho.) davisi apresentou maior frequência ao nível da copa e no ambiente Siloé sua maior frequência foi ao nível do solo. Wy. (Prl.) confusa apresentou maior frequência ao nível do solo da zona de Transição (Siloé), Zona Urbana (borracharia) e Zona Silvestre (cachoeira). Wy. (Prl.) confusa é  a espécie melhor adaptada aos ambientes estudados, representando 56% da abundancia total.  Os resultados contribuem para o conhecimento acerca das espécies de Wyeomyia encontradas na APA Capivari-Monos e fornece e informações para atuação de órgãos de controle e vigilância em saúde e estudos futuros.

Palavras Chave

Culicidae; Wyeomyia; Bioecologia

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Eduardo Evangelista, Rafael Oliveira Chiste, Antonio Ralph Medeiros-Sousa, Marcia Bicudo Paula, Ramon Wilk Silva, Karolina Morales Barrio-Nuevo, Walter Ceretti-Junior, Mauro Toledo Marrelli