Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento clínico Fase IA do soro hiperimune heterólogo anti-SARS-CoV-2: experiência do Instituto Butantan durante a pandemia da COVID-19.

Introdução

O Instituto Butantan, reconhecido produtor de imunobiológicos, vem investindo no desenvolvimento de produtos para o enfrentamento de pandemias.

Objetivo (s)

Este resumo descreve a experiência do desenvolvimento clínico inicial do soro hiperimune heterólogo anti-SARS-CoV-2, como uma estratégia terapêutica complementar para COVID-19, no contexto pandêmico.

Material e Métodos

Foi realizado um ensaio clínico Fase IA, aberto, para avaliação de segurança e tempo mediano até a não detecção do anticorpo equino anti-SARS-CoV-2, em 30 participantes adultos maiores de 30 anos, transplantados renais, em terapia imunossupressora, com sintomas leves ou moderados de COVID-19. Os participantes foram divididos em dois grupos: 15 receberam 30.000 U/5 mL e 15 receberam 60.000 U/10 mL do soro anti-SARS-CoV-2, de forma complementar ao tratamento padrão. As amostras sanguíneas foram coletadas pós-infusão e nos dias 2, 7, 14 e 28 após o recebimento do soro, para detectar a presença de anticorpos equinos anti-SARS-CoV-2. O tempo de sobrevivência dos anticorpos foi estimado a partir de um modelo de Kaplan-Meier. O estudo só foi iniciado após aprovação do Comitê de Ética em pesquisa e da Anvisa.

Resultados e Conclusão

Foi demonstrada boa tolerabilidade, não foram identificados riscos, nem reportados eventos adversos de interesse especial como a hipersensibilidade imediata (anafilaxia) ou tardia (doença do soro). Ao longo dos 28 dias de seguimento, foram reportadas 8 reações adversas (RA) em 3 participantes do grupo dose 5 mL, e 2 RA em 1 participante do grupo dose 10 mL, todas solicitadas e de grau 1. Nenhum evento adverso grave foi considerado relacionado com o soro pelo centro de pesquisa e nenhum óbito foi relatado no período de seguimento do estudo. O tempo mediano até a não detecção do anticorpo foi de 7 dias (IC 95% 7 a 8 dias) no grupo dose 5 ml e 9 dias (IC 95% 9 a 14 dias) no grupo dose 10 ml, condizente com imunização passiva. O soro hiperimune heterólogo anti-SARS-CoV-2 é uma opção terapêutica complementar em potencial, com vantagens em relação ao plasma de convalescente como não depender de doadores voluntários, capacidade de produção em maior escala, maior controle da homogeneidade e potência do produto final. A expertise do Instituto Butantan na produção de soros hiperimunes heterólogos e a experiência com o estudo clínico Fase IA do soro anti-SARS-CoV-2 reforçam o potencial de desenvolvimento de soros hiperimunes heterólogos pelo Instituto Butantan no contexto de preparação para pandemia (pandemic preparedness).

Palavras Chave

COVID-19; Pandemia; soro hiperimune heterólogo.

Área

Eixo 15 | Vacinas e imunizações

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Carolina Luisa Alves Barbieri, Jose Medina Pestana, Fan Hui Wen, Viviane Fongaro Botosso, Denise V Tambourgi, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Vanessa Infante, Maria Beatriz Bastos Lucchesi, Lucas Petri Damiani, Fernanda Castro Boulos, Esper Kallas