Dados do Trabalho


Título

Descrição de novo Picorna-like vírus identificados em amostras fecais de aves silvestres do município de Caxias, Maranhão.

Introdução

As aves são consideradas como potenciais reservatórios de vírus entéricos que podem causar infecções em seres humanos. Assim, o desequilíbrio ecológico pode influenciar a interação dos patógenos e animais silvestres visto que a alteração do habitat natural dos animais e a perda da diversidade induzem a movimentação de diversas espécies de animais para outras regiões, dessa forma ocasionando também a dispersão de agentes infecciosos emergentes ou reemergentes que podem representar problemas para a saúde pública.

Objetivo (s)

Identificar possível novo vírus em amostras fecais de aves silvestres (Chiroxiphia pareola) do município de Caxias, Maranhão.

Material e Métodos

Um pool composto por sete amostras de suspensão fecal de aves C. pareola foi encaminhado para extração do RNA total, síntese do cDNA fita dupla, preparação da biblioteca genômica e sequenciamento por plataforma NGS. Para análise de bioinformática foi realizado a remoção de leituras curtas, sequências de adaptadores e de leituras referentes ao hospedeiro, seguida do alinhamento das sequências com as sequências depositadas no banco de dados NCBI. A análise se baseou na região do domínio da RNA polimerase dependente de RNA (RdRp).

Resultados e Conclusão

Para a amostra analisada, foi gerado um total de 59.122.606 leituras e após inspeção dos contigs, foi possível recuperar o genoma completo de um novo vírus picorna-like de 9043 nt, com uma única região codificadora (ORF) da poliproteína, que se estende da posição 331 a 9021 e que consiste em 2896 códons. O dataset alinhado apresentou sinal filogenético positivo (75.8%) e serviu de base para a construção da inferência filogenética utilizando o modelo de substituição aminoacídica Q.pfam+F+I+R5. A sequência, denominada de Chiroxiphia pareola picorna-like virus, agrupou com duas sequências de vírus obtidas em 2018 nos Estados Unidos destacando-se a diversidade de hospedeiros de vírus picorna-like já descritos. A sequência do Chiroxiphia pareola picorna-like virus e outras seis relacionadas filogeneticamente apresentaram quatro tipos de domínios funcionais em comum, indicando a existência de regiões conservadas, como a superfamília 3 da helicase de vírus de RNA de fita simples polaridade positiva e a RdRp entre vírus picorna-like extremamente divergentes entre si. Dessa forma, essa análise preliminar demonstra a existência de vírus em fezes de aves da espécie C. pareola, como a análise de um possível novo vírus e entender a sua importância em relação a prevalência nos animais.

Palavras Chave

Aves silvestres; Metagenômica; One health

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Lizandra Caroline Santos Souto, Leonardo Henrique Almeida Hernández, Sandro Patroca da Silva, Flávio Kulaif Ubaid, Taciana Fernandes Souza Barbosa Coelho, Ana Cecília Ribeiro Cruz, Joana D'Arc Pereira Mascarenhas