Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE PARECHOVIRUS E COSAVIRUS EM AMOSTRAS DE GASTROENTERITE AGUDA DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Introdução

A gastroenterite aguda (GEA) é uma das doenças que mais acometem crianças menores de 5 anos em todo o mundo, apresentando uma alta taxa de morbimortalidade e está diretamente associada a condições de saneamento básico. Cerca de 40% dos casos de GEA permanecem sem etiologia definida, entretanto membros da família Picornaviridae, como Parechovirus (HPeV) e Cosavirus (HCoSV), são apontados como possíveis agentes causadores, contudo por possuirem uma ampla diversidade genética, faz-se necessário identificação dos genótipos associados a estes casos. 

Objetivo (s)

Diante disso, objetivou-se determinar os genótipos de HPeV e HCoSV de amostras fecais de crianças com quadro de gastroenterite aguda em estados da região Norte e Nordeste do Brasil entre os anos de 2020 e 2021.

Material e Métodos

Para isso, oito amostras positivas por RT-qPCR, sendo quatro HPeV e quatro HCoSV, foram submetidas ao Sequenciamento Genético de Nova Geração (NGS) através da metodologia de metagenômica de Shotgun utilizando o sistema Nextseq Illumina ®. As análises de bioinformática foram realizadas através do software Kraken 2 e o Banco de Dados NR – NCBI. O estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética do Instituto Evandro Chagas, através do CAEE 58544722.0.0000.0019. 

Resultados e Conclusão

Das oito amostras submetidas ao sequenciamento, somente seis tiveram os genomas parcialmente recuperados, possibilitando a identificação das espécies e genótipos de três HPeV e três HCoSV. Os HPeV detectados foram classificados como pertencentes a espécie A, sendo possível diferenciar em dois genótipos, onde duas amostras foram identificadas como HPeV-4 e uma amostra como HPeV-2. Em relação aos HCoSV, foi possível identificar dois genótipos, uma amostra pertencente ao genótipo HCoSV-D e duas amostras foram identificadas como a cepa recombinante HCoSV-E/D, que apresenta baixa detecção em todo o mundo. Diante do exposto, sugere-se que as espécies HCosV E/D, HCosV D, HPeV-A do tipo 2 e 4 estão envolvidas possivelmente na patogênese da gastroenterite aguda, portanto faz-se necessário a continuidade da vigilância expandida para fomentar estudos voltados para esse eixo temático para confirmar a participação desses vírus na GEA e de outras espécies e tipos que possam estar envolvidos nessa patogênese e quais são os seus comportamentos no organismo humano.

Palavras Chave

Vigilância; Gastroenterite aguda; Picornavírus

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Luisa Mota Raminho, Wanderley Dias Chagas Junior, Raiana Scerni Machado, Amanda Mendes Silva Cruz, Luana Soares Barbagelata, Kenny Costa Pinheiro, James Lima Ferreira, Fernando Neto Tavares