Dados do Trabalho


Título

Avaliação da reatividade do biomarcador IgA-Wag31 na tuberculose em população indígena da etnia Pataxó

Introdução

Identificar e tratar precocemente os casos de tuberculose (TB) é fundamental para alcançar as metas do EndTB para 2030 (WHO 2015).  As populações negligenciadas, como as indígenas, têm risco de adoecer por TB de 1,2 vezes maior que a população geral. Assim, é necessário obter novos marcadores com potencial diagnóstico prático, rápido, não baseados em escarro e de fácil operacionalidade, e com potencial para point of care (POC), isto é, aplicação no local de atendimento do paciente. Os testes sorológicos atendem a estas características. 

Objetivo (s)

Avaliar a detecção de IgA-Wag31 no soro em pacientes e controles da população indígena da etnia Pataxó, do extremo sul da Bahia (BA).

Material e Métodos

ELISA in house, na detecção de IgA de soro de pacientes TB e controles [síndromes respiratórias não TB ou com exposição a TB (LTBI)] diluídos seriadamente. Os soros foram coletados prospectivamente de 2021 a 2022, antes da administração de tratamento específico, nas aldeias de Porto Seguro (PS) e Santa Cruz Cabrália (SCC), BA. O estudo foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CAAE nº 34866720.1.0000.5248).

Resultados e Conclusão

Foram diagnosticados com TB  22 indígenas e 57 controles (6 LTBI). A maioria dos indígenas são adultos jovens, não alcoolista e HIV negativo. A maioria dos TB são do sexo masculino (68,2 %, 15/22) e 50% (11/22) residem na aldeia urbana de Cruzeiro (SCC), dos quais 72.7% (8/11) IgA-Wag31+.  A maioria dos LTBI são do sexo feminino (5/6, 83,3 %), todos da mesma aldeia e 2/6 IgA Wag31+, dos quais 1/2 contato intradomiciliar de 4 pacientes com TB.  ELISA IgA-Wag31 mostrou diferença significativa de reatividades médias entre TB vs C (p≤0,0007) com área sobre a curva (AUC) ≥0,742 e, no período, sensibilidade e especificidade total do teste foi de 59,1% e 82,5%. Embora imperfeito a positividade no ELISA IgA-Wag31 pode ser uma ferramenta adicional para, rapidamente, auxiliar na tomada de decisão clínica em pacientes sintomáticos avaliados para TB ativa.

Palavras Chave

Mycobacterium tuberculosis; Tuberculose; IgA; ELISA

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Renan Jeremias da Silva, Rafaela Lopes Severo, Silvia Maria de Almeida, Luciano Rodrigues Reis, Maria Helena Féres Saad