Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO INTRAUTERINA AO ZIKV EM CRIANÇAS NO SÉTIMO ANO DE VIDA: ESTADO NUTRICIONAL DA COORTE DE MANAUS - AM.

Introdução

Durante a epidemia causada pelo Zika Vírus (ZIKV) em 2015 e 2016 na cidade de Manaus - Am, foi conduzido um estudo de coorte que acompanhou gestantes infectadas e, posteriormente as crianças expostas durante a vida intrauterina. Sete anos após a epidemia as crianças foram avaliadas em busca de desfechos tardios. Este estudo teve como proposito avaliar o estado nutricional das crianças da coorte de Manaus em 2023 e 2024. A exposição intrauterina ao ZIKV tem sido associada a desfechos desfavoráveis ​​para a saúde da criança.

Objetivo (s)

Estudar o estado nutricional ao início da vida escolar em crianças expostas ao vírus Zika durante a vida intrauterina.

Material e Métodos

Foi realizado um corte transversal para avaliar as crianças no início da vida escolar. Foram duas etapas, na primeira foi realizada busca ativa e na segunda visita domiciliar. Durante a segunda etapa foram realizadas medidas antropométricas para avaliação nutricional da criança. Para esta avaliação foram utilizados os Critérios padronizados pela Organização Mundial da Saúde. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos sob CAAE: 60168216.2.0000.0005 e foi realizado de acordo com as Boas Práticas Clínicas e resoluções vigentes. 

Resultados e Conclusão

Foram avaliadas 39 crianças sendo 56,4% do sexo feminino. A baixa estatura foi observada em apenas 4,5% (1/22) das meninas e 5,8% (1/17) dos meninos. Apresentaram peso elevado para a idade 12,8% das crianças. O sobrepeso e a obesidade foram evidentes em   36,3% das meninas e 52,9% em meninos. Portanto, foi observado nos resultados uma elevada frequência de distúrbios nutricionais como sobrepeso, obesidade, e baixa estatura em crianças expostas ao ZIKV durante a vida intrauterina da coorte de Manaus. Esses achados corroboram com estudos internacionais e nacionais reforçando a importância do monitoramento e intervenção no estado nutricional infantil assim como a necessidade de uma avaliação pediátrica e multidisciplinar devido a exposição ao ZIKV na vida intrauterina.

Palavras Chave

Arbovirus; Vírus Zika; Avaliação nutricional infantil; Obesidade infantil.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Weverson Menezes Azevedo, Deidry Lorena Pinho Nery, Isa Cristina Ribeiro Piaulino, Anne Carolline Costa Santana, Flor Ernestina Martinez-Espinosa