Dados do Trabalho


Título

PROTOTIPAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APOIO AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR EM CRIANÇAS.

Introdução

A tuberculose (TB) está entre as causas mais frequentes e insidiosas de morbidade e mortalidade no mundo. Um dos motivos se deve por estar entre as dez causas mais graves de morte infantil num panorama global. Aproximadamente 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com TB no mundo e entre essas 1 milhão são crianças, mostrando assim, lacunas consideráveis quanto ao diagnóstico precoce e tratamento oportuno da doença nessa faixa etária. 

Objetivo (s)

Desenvolver um protótipo de aplicativo móvel utilizando inteligência artificial (IA) para o apoio ao diagnóstico da TB pulmonar em crianças: TB-Kids.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico para a protipação de um aplicativo móvel de predição e apoio ao diagnóstico da TB pulmonar infantil. A construção deste software foi no modelo Rational Unified Process (RUP), o qual contém 4 etapas em sua execução: concepção, elaboração, construção e transição. Na fase de concepção do projeto foram realizadas o estabelecimento do escopo do protótipo e o levantamento de suas funcionalidades. Na fase de elaboração foram construídos mockups das telas. Na fase de construção foi criado e apresentado o produto final do protótipo e para a fase de transição será realizado o registro do produto

Resultados e Conclusão

A tecnologia utiliza de um sistema de predição para TB utilizando IA na leitura de radiografias em tempo real e um escore de risco para o apoio ao diagnóstico da TB infantil. Quanto as funcionalidades do protótipo, encontram-se: 1) Avaliação de risco para TB com base no cálculo do escore em 6 etapas:  tela 1 com avaliação nutricional contendo cálculo de percentil para avaliação do IMC; tela 2 do escore com avaliação de sintomas; tela 3 para investigação de antibioticoterapia, tela 4 do escore com investigação do contato de adultos com TB, Tela 5 do escore com análise da prova tuberculínica; tela 6 do escore para detecção de alterações radiológicas utilizando IA. 2) Consulta e armazenamento do quadro clínico e radiológico da criança; 3) Leitura e interpretação em tempo real de radiografias de tórax através da IA 4) Orientações complementares para o profissional 5) Gráficos de desempenho e pontuação de risco. Dessa forma, o protótipo TB-Kids mostrou consistência e solidez em sua interface, além de criatividade e inovação, já que são poucos os softwares de predição utilizando IA no diagnóstico e rastreio de crianças com risco para TB, a maioria se detém a adultos.  

Palavras Chave

Aplicativo móvel; Tuberculose Pulmonar; Crianças; diagnóstico; Inteligência Artificial; Aprendizado de máquina.

Área

Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Katerine Souza Picoli, Amélia Nunes Sicsú, Bruno da Veiga Thurner