Dados do Trabalho


Título

APLICATIVOS MÓVEIS PARA APOIO AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO.

Introdução

O diagnóstico precoce da tuberculose em crianças representa um considerável desafio epidemiológico, devido à complexidade em identificar sintomas e sinais clínicos pouco específicos. Nesse contexto, é fundamental conhecer e se apropriar de ferramentas tecnológicas que viabilizem o apoio ao diagnóstico da TB em crianças,  a fim de proporcionar um manejo eficaz e reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, considerando que a TB possui o maior risco de progressão para doenças graves em crianças.

Objetivo (s)

Identificar e mapear os aplicativos móveis direcionados para o diagnóstico/rastreamento de tuberculose pulmonar em crianças em nível mundial. 

Material e Métodos

Esta revisão seguiu as orientações do JBI (Joanna Briggs Institute) para revisões de escopo que estabelece cinco etapas:1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação dos estudos relevantes; 3) seleção dos estudos; 4) análise dos dados; e 5) agrupamento, síntese e apresentação dos dados. Dois revisores independentes realizaram a revisão. Os resultados foram apresentados em forma diagramática e tabular de maneira alinhada com o objetivo desta revisão de escopo.

Resultados e Conclusão

A revisão identificou um total de 11 aplicativos móveis desenvolvidos para o rastreio/diagnóstico da tuberculose em crianças em nível mundial. A maioria dos aplicativos tinham como foco a investigação somente da tuberculose ativa. Foram identificadas 17 funcionalidades voltadas para diagnóstico e rastreio de TB infantil, as mais comuns foram:  tela de sintomas, investigação de contato de tuberculose, algoritmos para tomada de decisão e avaliação de achados radiológicos. A incorporação de Inteligência Artificial (IA) foi observada em apenas dois aplicativos. A validação dos aplicativos foram realizadas com usuários, porém, a usabilidade ainda foi apontada como um desafio, apresentando problemas de desempenho do software e dificuldades técnicas relacionadas ao upload de dados. Conclusão: A revisão possibilitou identificar 11 aplicativos móveis destinados ao diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças, destacando a importância do uso da tecnologia para aprimorar o combate à doença. A incorporação de Inteligência Artificial, validações mais abrangentes, novas funcionalidades, estudos de validação específicos para diferentes contextos e a colaboração e compartilhamento de dados entre pesquisadores são direcionamentos importantes para futuras pesquisas.

Palavras Chave

Tuberculose; Criança; diagnóstico; Aplicativo móvel; Tecnologia; Revisão de Escopo

Área

Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Katerine Souza Picoli, Maisa Dani Hattge, Amélia Nunes Sicsú