Dados do Trabalho
Título
Avaliação da Linha de Cuidado da Tuberculose: uma transferência de tecnologia para o SUS
Introdução
No cenário mundial, a tuberculose ainda é considerada uma doença de caráter epidêmico. Essa doença ocupa posição prioritária na agenda política do Ministério da Saúde brasileiro, o qual lançou no ano de 2021 a propositura da Linha de Cuidado da Tuberculose como parte do Plano Nacional pelo fim da tuberculose.
Objetivo (s)
Elaborar uma tecnologia de avaliação alinhada ao desenvolvimento da Linha de Cuidado da Tuberculose para instrumentalizar a gestão no Sistema Único de Saúde.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa metodológica, ancorada na produção e validação de uma tecnologia sanitária que contempla as ações recomendadas para o desenvolvimento da Linha de Cuidado da Tuberculose. Foram construídos indicadores e critérios de avaliação, a partir de manuais técnicos oficiais e revisão de literatura. Elaborou-se uma Matriz de Análise e Julgamento, com indicação de fontes de coleta dos dados (primários e secundários) e parâmetros de respostas. Construiu-se uma Matriz de Priorização para atribuição de valores e parâmetros quantitativos para cada ação prevista na Linha de Cuidado da Tuberculose. Por fim, elaborou-se uma Matriz de Equivalência para parametrizar os resultados encontrados, com a atribuição de valor para cada ação prevista na linha de cuidado estudada.
Resultados e Conclusão
O conjunto de Matrizes (Análise e Julgamento, Priorização, e Equivalência) permite analisar o contexto sanitário municipal, segundo a modelagem da Linha de Cuidado da Tuberculose, em seis dimensões: Território (29 indicadores), Diagnóstico (11 indicadores), Tratamento (23 indicadores), Promoção à saúde (seis indicadores), Prevenção (sete indicadores), e Vigilância Epidemiológica (13 indicadores). A utilização das matrizes analíticas pode subsidiar a avaliação da Linha de Cuidado da Tuberculose, em diferentes contextos sanitários locais, colaborando para organização e gestão da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, contribuindo com o avanço da ciência e inovação, a partir da produção de conhecimentos teóricos-operacionais.
Palavras Chave
Tuberculose; Modelos de Assistência à Saúde; Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde; Estratégias de Saúde Nacionais.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Venisse Paschoalin Maurin, Rafaele Bonfim Oliveira, Melisane Regina Lima Ferreira, Janise Braga Barros Ferreira, Rubia Laine de Paula Andrade, Aline Aparecida Monroe