Dados do Trabalho
Título
Assistência veterinária em assentamentos rurais do Rio de Janeiro e Minas Gerais: promoção da saúde animal e humana
Introdução
A promoção da saúde é caracterizada como um conjunto de intervenções e serviços destinados a fomentar a conscientização das comunidades sobre os fatores condicionantes e determinantes da saúde e da doença, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Nessa perspectiva, a abordagem One Health, ou Saúde Única, emerge como um elemento essencial, uma vez que investiga as interações entre os sistemas de saúde humana e animal em ambientes compartilhados, abrangendo amplamente questões sociais e econômicas.
Objetivo (s)
O presente estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre a saúde animal e a dimensão social, no sentido de conhecer o perfil epidemiológico de saúde dos animais domésticos atendidos em momentos de intervenções em assentamentos rurais para então criar estratégias de promoção de saúde mais direcionadas.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo epidemiológico de caráter descritivo sobre os animais submetidos a atendimento clínico, exames laboratoriais e castração. A pesquisa foi realizada nos Assentamentos Denis Gonçalves (Goianá-MG) e Terra da Paz (Piraí-RJ) durante ação das prefeituras locais. A análise descritiva foi conduzida utilizando como instrumentos de coleta de dados o histórico clínico dos animais, exame clínico, exames laboratoriais e observação participante.
Resultados e Conclusão
Foram atendidos 73 animais de pequeno porte, 39 em MG e 34 no RJ, sendo 45 cães e 28 gatos, que foram submetidos ao exame clínico e hemograma completo antes da castração. Laboratorialmente, 32,8% dos animais apresentaram anemia, 12,3% leucocitose e 17,8% trombocitopenia. Quanto ao histórico, 68,9% dos animais já haviam sido vacinados contra a raiva, e somente 13,7% receberam outras vacinas. Acesso à rua foi descrito em 74% dos animais. Foi explicado a importância da castração para controle populacional, posse responsável, vacinação, uso de vermífugos e controle de ectoparasitos, além de outras práticas de prevenção e promoção de saúde. Além dos atendimentos com pequenos animais, foram realizados atendimentos clínicos de bovinos e equinos seguido por orientações de boas práticas de manejo com os animais e no ambiente. Apesar de medidas preventivas e sanitária realizadas nos assentamentos, é evidente que investimentos na infraestrutura e programas de capacitação para os proprietários, focados no manejo sanitário do ambiente, são necessários para efetivamente promover melhorias na qualidade de vida tanto dos animais quanto das pessoas residentes no local.
Palavras Chave
População Rural; Bem-Estar do Animal; Saúde Pública; Saúde Única.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Andresa Guimarães, Mayara Vieira Duarte da Paz, Jessica Francisco de Oliveira, Luana Spinozzi Di Lelli, Alexandre Carvalho Costa, Elisabeth Neves Mureb, Naiara Vidal Stocco, Cristiane Divan Baldani, Ana Paula Lopes Marques, Leonardo Rodrigues de Lima, Cassia Maria Molinaro Coelho