Dados do Trabalho
Título
Acurácia do teste rápido molecular para o diagnóstico da tuberculose no sistema nervoso central: revisão sistemática e metanálise
Introdução
A tuberculose (TB) no Sistema Nervoso Central (SNC) apresenta sérias complicações e prognósticos desfavoráveis, sendo seu diagnóstico um desafio para os serviços de saúde.
Objetivo (s)
Identificar o conhecimento científico produzido sobre a acurácia do Teste Rápido Molecular para TB (TRM-TB) no diagnóstico da TB-SNC.
Material e Métodos
Revisão sistemática e metanálise a partir da questão norteadora “Qual é a acurácia do teste rápido molecular para o diagnóstico da TB extrapulmonar em pessoas de qualquer idade comparado ao teste de cultura?” com enfoque na TB-SNC. A busca ocorreu nas bases de dados EMBASE®, MEDLINE, Scopus, LILACS,Web of Science, Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em novembro de 2023. Os estudos encontrados foram exportados para o aplicativo Rayyan QCRI e os encontrados no Google Scholar e na BDTD para um arquivo do word, onde passaram por uma seleção por dois revisores independentes. A extração dos dados foi feita em uma planilha, considerando os itens sugeridos pelo The Joanna Briggs Institute para revisões de acurácia. Realizou-se a síntese dos resultados, a avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos e a metanálise.
Resultados e Conclusão
Foram incluídos 35 artigos, que utilizaram amostras de líquido cefalorraquidiano (100%) para a aplicação do teste, apresentando variação na sensibilidade (0% a 100%), sendo que valores maiores foram obtidos quando se compararam os casos definitivos aos não TB. A especificidade apresentou alternância de 87% a 100%. A análise conjunta dos estudos para a realização da metanálise apresentou sensibilidade média de 51,9%, especificidade de 98,2% e acurácia de 77,0%. Na versão GeneXpert MTB/RIF Ultra, a sensibilidade foi maior em comparação com a GeneXpert MTB/RIF (62,9% e 49,4%), enquanto ambas demonstraram especificidade elevada (99,5% e 97,9%). A acurácia foi de 80% e 76,2%, para o GeneXpert MTB/RIF Ultra e GeneXpert MTB/RIF, respectivamente. Esta revisão destaca a importância do TRM-TB, especialmente da versão GeneXpert MTB/RIF Ultra, como uma ferramenta promissora no diagnóstico da TB-SNC, contribuindo para reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa forma grave de TB. Embora demonstre sensibilidade e especificidade satisfatórias, são necessárias pesquisas para validar e aprimorar sua aplicabilidade clínica.
Palavras Chave
Tuberculose do Sistema Nervoso Central; Teste diagnóstico molecular; Avaliação das Tecnologias de Saúde; Serviços de Saúde.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Rafaele Oliveira Bonfim, Venisse Paschoalin Maurin, Elisângela Franciscon Naves, Melisane Regina Ferreira Lima, Mariana Gaspar Botelho Funari de Faria, Pedro Augusto Bossonario, Rúbia Laine de Paula Andrade, Nathalia Halax Orfão, Juan Ramon Lacalle Remigio, Aline Aparecida Monroe