Dados do Trabalho
Título
Importância da Leptospirose como Diagnóstico Diferencial em Casos de Hepatite Aguda sem Etiologia definida
Introdução
A hepatite aguda é caracterizada pela inflamação do fígado, podendo ser ocasionada por diversos agentes infecciosos, incluindo vírus e bactérias, também por toxinas e drogas. No entanto, em alguns casos, a etiologia da hepatite aguda permanece desconhecida, mesmo após uma investigação abrangente. A leptospirose, uma doença febril aguda causada pela bactéria Leptospira Interrogans pode apresentar sintomas similares aos de uma hepatite aguda representando um desafio para o diagnóstico.
Objetivo (s)
Avaliar o envolvimento da infecção por Leptospira Interrogans em casos de hepatite aguda sem etiologia definida.
Material e Métodos
Foram incluídas amostras de 24 pacientes com quadro de hepatite aguda sem etiologia definida, que foram coletadas no período de 2017 a 2019 durante o projeto "Caracterização das Hepatites Agudas em Centros de Referência da Cidade de São Paulo" aprovado pelo comitê de ética, sob o CAAE: 74535417.3.0000.0068. Amostras de sangue total com EDTA, plasma, soro e urina (de apenas 8 pacientes) foram submetidas a extração de DNA e a amplificação por PCR em tempo real do gene LipL32, especifico de Leptospiras patogênicas.
Resultados e Conclusão
Na análise dos prontuários dos 24 pacientes com hepatite aguda identificamos histórico epidemiológico de risco para leptospirose em 6 casos. Utilizando a análise molecular, 3 dos 24 pacientes (12,5%) apresentaram positividade para Leptospira em alguma das amostras analisadas. Os 3 casos em que a Leptospirose foi diagnosticada por PCR estavam entre aqueles com histórico epidemiológico de risco, evidenciando a correlação entre a identificação de fatores de risco epidemiológico e a presença de infecção por Leptospira. Exames sorológicos ainda serão realizados para avaliar mais detalhadamente todos os casos. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se considerar a leptospirose como um diagnóstico diferencial em casos de hepatite aguda quando as etiologias mais frequentemente relacionadas a esses quadros forem descartadas.
Palavras Chave
Hepatite aguda; Leptospirose; Diagnóstico diferencial; PCR em tempo real; Infecção por Leptospira
Área
Eixo 11 | 4.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Leptospirose
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Gustavo Guilherme Soares Viana, Leidiane Barbosa Ribeiro, Ana Catharina de Seixas Santos Nastri, Marcos Bryan Heinemann, Luciana Vilas Boas Casadio, Mario Peribanez Gonzalez, Fernanda de Mello Malta, Suzane Kioko Ono, Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa, João Renato Rebello Pinho, Michele Soares Gomes Gouvêa