Dados do Trabalho


Título

AÇÃO DE CONTROLE INTEGRADO PARA Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus, NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL MONTEIRO LOBATO, RECIFE, PERNAMBUCO.

Introdução

A infestação de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus e suas implicações na transmissão de patógenos ao homem, como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, Zika, Filariose, Febre do Nilo, Oropouche dentre outras, reforçam a necessidade de realizar vigilância e controle entomológico de forma eficiente e sustentável. Uma das estratégias do manejo integrado de mosquitos é de atrair fêmeas grávidas para estimular a deposição de ovos em armadilhas associadas com biolarvicida.

Objetivo (s)

O objetivo do estudo foi desenvolver ações integradas de controle de Culicídeos vetores junto aos alunos da escola Municipal em Tempo Integral Monteiro Lobato.

Material e Métodos

: Foi realizado uma ação integrada na escola pela equipe de comportamento de culicídeos vetores do departamento de Entomologia da IAM-FIOCRUZ/PE, de junho/2023 a abril de 2024, onde foi repassado conteúdos informativos sobre a biologia, ecologia e métodos de controle das espécies Ae. aegypti e C. quinquefaciatus. Logo depois, os alunos em conjunto com os instrutores confeccionaram as armadilhas, do tipo ovitranpa, utilizando garrafas PET (2 L). Foram instaladas 37 ovitrampas distribuídas em toda a escola, cada ovitrampa continha 300ml de água e 1g do larvicida BTI. Os mosquitos adultos foram coletados utilizando aspiradores portátil, a cada mês de monitoramento. As ovitrampas permaneciam em campo por um mês, onde eram trocadas as palhetas e renovado a água e o larvicida. Todo material recolhido era levado ao departamento de Entomologia para contagem e identificação. Também foi usado na ação de controle dos adultos, armadilhas contendo iscas tóxicas.

Resultados e Conclusão

Um número total de 4.496 ovos de Ae. aegypti foram coletados em cinco pontos sentinelas dos 37. Foi observado uma diminuição de 58% na postura de ovos de Ae. aegypti em algumas áreas fechadas como a sala de jogos e algumas salas de aulas consideradas como pontos sentinelas, houve também uma redução de 95,81% no número de fêmeas e de 96,98% no número de machos de Culex quinquefaciatus, nos pontos onde foi realizado  aspiração e  instalação das iscas tóxicas. A ação realizada na escola promoveu uma qualidade de bem-estar para todos, alunos e funcionários. Destacando desta forma, a necessidade de se implantar medidas de saúde públicas educativas para o fortalecimento do controle de mosquitos vetores de patógenos ao homem.

Palavras Chave

Aedes aegypti; Culex quinquefaciatus; monitoramento; Controle Vetorial

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Allan Moraes Silva, Tainá Maria Santos Da Silva, Gabriel Bezerra Faierstein, Andréa Karla Lemos da Silva Sena, Artur Felipe Santana De Oliveira, Eduarda Doralice Alves Braz Da Silva, Rivane Maria Pereira Da Silva, Adriana Alves Barbosa dos Prazeres Farias, Maria Alice Varjal de Melo Santos, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa