Dados do Trabalho


Título

Utilização do TRM para o diagnóstico da TB nas unidades prisionais

Introdução

A tuberculose (TB) permanece como um grande desafio para a saúde pública global, com um aumento estimado de 4,5% no número de casos em 2021 em relação a 2020. A utilização do Teste Rápido Molecular para TB (TRM-TB), recomendado pela OMS, surge como uma ferramenta promissora para detectar prontamente a presença do Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina, permitindo interromper a propagação da doença.

Objetivo (s)

Examinar as repercussões da implantação do teste rápido molecular para diagnosticar a tuberculose em pessoas privadas de liberdade à luz da pesquisa científica.

Material e Métodos

A revisão de escopo foi conduzida conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute e do PRISMA para Revisões de Escopo. A pesquisa foi realizada utilizando vocabulários controlados e termos livres para busca de publicações nas seguintes bases de dados: EMBASE, Scopus, MEDLINE, Cinahl, Academic Search Premier, LILACS e Web of Science, bem como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Google Scholar. Os materiais foram selecionados por dois revisores independentes, considerando a leitura dos títulos, resumos e a análise completa das publicações, de acordo com a pergunta de revisão estabelecida. Foram incluídos todos os tipos de estudos e publicações.

Resultados e Conclusão

Das 461 publicações identificadas, 13 foram selecionadas para a revisão. Os estudos destacaram as seguintes repercussões da implementação do teste rápido molecular na população privada de liberdade: aumento no número de diagnósticos em comparação com a baciloscopia; diminuição do tempo necessário para diagnóstico, início do tratamento e isolamento; detecção de cepas resistentes a medicamentos; queda na prevalência e incidência de tuberculose; alta concordância entre os resultados do teste e os obtidos por cultura; redução de custos quando o teste é realizado em grupos de amostras ou quando o rastreamento é feito por meio de radiografia. Conclusões: Por meio do estudo, é possível concluir que o teste rápido molecular é uma ferramenta relevante no combate à tuberculose em ambientes prisionais, sugerindo que sua adoção seja considerada pelas autoridades e gestores como uma estratégia crucial para o controle efetivo da doença.

Palavras Chave

Tuberculose. Testes de diagnóstico rápido. Prisioneiros.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Elisângela Franciscon Naves, Rubia Laine de Paula Andrade, Mariana Gaspar Botelho Funari Faria, Gabriela Tavares Magnabosco, Rafaele Oliveira Bonfim, Melisane Regina Lima Ferreira, Valdes Roberto Bollela, Aline Aparecida Monroe