Dados do Trabalho
Título
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA OCORRÊNCIA DOS CASOS DE MALÁRIA NO ESTADO DE RONDÔNIA NO PERÍODO DE 2012 A 2021
Introdução
O estado de Rondônia, está localizado no oeste da Amazônia Brasileira e destaca-se por apresentar 52,3% dos casos de malária da região. Embora muitos estudos sobre transmissão da doença ocorram na região poucos são direcionados para entender a heterogeneidade espacial da doença na região.
Objetivo (s)
O presente estudo visa analisar a heterogeneidade espacial dos casos de malária no estado de Rondônia, bem como entender os principais determinantes que regem essa dinâmica.
Material e Métodos
Nesse trabalho, utilizamos os dados individualizados e desidentificados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP-Malária). Foram calculados o Índice Parasitário Anual (IPA) e os resultados foram representados na forma de mapas coropléticos.
Resultados e Conclusão
Os casos totais de malária no estado de Rondônia apresentaram uma redução, conforme análise do IPA. Os casos diagnosticados com a espécie P. falciparum demonstraram a maior diminuição. Entretanto a espécie P. vivax, inicialmente diminuiu, mas logo registrou um aumento. A análise do número total de casos, do período de 2012 a 2021, mostrou que o município de Candeias do Jamari destaca-se em todos os anos, para ambas as espécies. Os anos de 2012 e 2020 foram especialmente notáveis devido ao elevado IPA, com índices de 34,11 e 23,48, respectivamente. O segundo município mais afetado, durante o período analisado, foi Cujubim, com aumentos significativos nos anos de 2013 e 2021, registrando valores de IPA de 6,75 e 5,53, respectivamente. O terceiro município foi Rio Crespo, que teve altos IPAs em 2014 e 2021, com valores de 4,58 e 5,20, respectivamente. Do total, observou-se que a maioria dos casos foi de malária por P. vivax. Esses resultados destacam a necessidade de estratégias de controle direcionadas e adaptáveis, considerando variações locais e temporais. Os estudos epidemiológicos auxiliam na programação de ações de saúde pública que ajudam a reduzir a malária e seus impactos em Rondônia.
Palavras Chave
malária; Epidemiologia; Localização Geográfica de Risco.
Área
Eixo 02 | 1.Tecnologia e Inovação em saúde - Big data
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
VANESSA DUARTE CRUZ, LUCÉLIA CAMPELO DE ALBUQUERQUE MORAES, SARIANA ALVES MESSIAS, FÁBIO MARCONSO DE HOLANDA SALES FILHO, DANIEL SOL SOL DE MEDEIROS, KEITYANE BOONE BERGAMASCHI, ANTONIO MARQUES JÚNIOR, DHELIO BATISTA PEREIRA, MORENO MAGALHÃES DE SOUZA RODRIGUES, ANAPAULA DE AZEVEDO DOS SANTOS