Dados do Trabalho
Título
Impacto da pandemia de COVID - 19 no controle da Tuberculose na perspectiva do profissional de saúde da Atenção Primária
Introdução
A tuberculose (TB) é um problema de saúde pública mundial, com importantes índices de morbimortalidade. Com o surgimento da pandemia de COVID-19 como emergência de saúde pública mundial, impactos foram observados na organização dos serviços de saúde e programas, incluindo o da TB.
Objetivo (s)
Conhecer o impacto da pandemia de COVID-19 nas ações de Tuberculose segundo a percepção de profissionais de saúde da Atenção Primária.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, que integra um projeto multicêntrico. Foi realizado em 23 Unidades de Saúde do município de São Paulo, e os informantes chave foram indicados pelos gestores locais, cumprindo os critérios de estarem atuando no serviço há pelo menos dois meses antes de março de 2020 e possuírem pacientes em tratamento de TB no período pandêmico. A coleta foi realizada presencialmente com apoio de um roteiro semiestruturado, no período de dezembro de 2022 a março de 2023. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra e após realizada a análise de conteúdo proposto por Bardin. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (parecer nº 5.671.976) e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (parecer nº 5.767.166).
Resultados e Conclusão
Os informantes chave eram em sua maioria graduados em enfermagem (82,6%) e atuando na atenção primária há mais de cinco anos (78,3%). As unidades temáticas foram reunidas em quatro categorias: (1) Repercussões da pandemia nas ações de controle da TB; (2) Repercussões da pandemia nas ações de detecção da TB; (3) Repercussões da pandemia nas ações de tratamento da TB; e (4) Aumento da carga de trabalho nos serviços de saúde. A pandemia COVID-19 apresentou repercussões nas ações de controle da TB, com destaque às alterações no acesso aos serviços devido às medidas de distanciamento, alterações de fluxos e oferta de serviços ocasionando a interrupção das ações. As repercussões nas ações de detecção foram relatadas por quase todos os informantes chave e nas ações de tratamento, por aproximadamente metade deles. Quanto ao aumento da carga de trabalho nos serviços de saúde, têm-se como destaque o aumento da demanda espontânea, recursos humanos insuficientes e a sobrecarga de trabalho para a enfermagem. A pandemia COVID-19 repercutiu na detecção e tratamento da TB no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A análise da percepção dos profissionais de saúde possibilitará o aperfeiçoamento e implementação de novas medidas para o alcance das metas definidas pelo programa.
Palavras Chave
Tuberculose; Pandemia COVID-19; Atenção primária à saúde; Profissionais de enfermagem; Pesquisa Qualitativa
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
ANA CAROLINA SILVA, PAULA HINO, STEPHANIE RIBEIRO, ROXANA IZABEL CARDOZO GONZALES, KATIA LACERDA SOUZA, THAIS TIEMI YAMAMOTO, RACHEL RUSSO LEITE, MARIA RITA BERTOLOZZI