Dados do Trabalho
Título
Diagnóstico laboratorial da Esporotricose: Cultura x PCR Tempo Real
Introdução
A Esporotricose humana é uma micose subcutânea, de transmissão zoonótica no Brasil, levando a lesões ulceradas com manifestações cutâneas ou linfocutâneas. É causada principalmente pelo Sporotrhrix brasiliensis e transmitido por gatos domésticos. Sua identificação laboratorial é primordial devido ao surto de esporotricose em Manaus e das lesões serem confundidoras com as lesões de leishmaniose, endêmica na região amazônica.
Objetivo (s)
Avaliar o melhor teste laboratorial no auxílio ao diagnóstico clínico da Esporotricose.
Material e Métodos
Este estudo faz parte de um projeto maior aprovado pelo CEP/FUHAM em 24 de março de 2022 (CAAE: 54691721.0.0000.0002). Assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 171 pacientes com suspeita de Esporotricose. Foi colhida a linfa, da lesão, para a cultura e o teste molecular. Ágar sabouraud e ágar mycosel foram os meios utilizados na cultura, enquanto que na PCR em Tempo Real (qPCR), foram sondas taqman, específicas para a identificação de S. brasiliensis, S. schenckii ou S. globosa.
Resultados e Conclusão
Foram confirmados 149 casos de Esporotricose e 22 diagnosticados com outras dermatoses. A Esporotricose ocorreu mais no sexo feminino (65%), na faixa etária de 31 a 50 anos (55,7%) e apresentou com maior frequencia as lesões cutâneas (52,8%). A sensibilidade e a especificidade da cultura ficaram, respectivamente em 88,6% e 100%. Enquanto que o teste molecular atingiu a sensibilidade e a especificidade de 54,4% e 100%, respectivamente. Todos os 81 pacientes positivos no qPCR foram identificados como S. brasiliensis. O Índice kappa teve fraca concordância (k=0,208 IC 95%) entre a cultura e o teste molecular. O padrão-ouro para o diagnóstico laboratorial é a cultura, e foi o que apresentou a melhor sensibilidade frente ao qPCR, apesar do tempo maior para a conclusão da análise micológica (média 5 dias) e de indicar somente o gênero (Sporothrix sp).
Palavras Chave
Esporotricose; cultura; PCR Tempo Real; diagnóstico laboratorial
Área
Eixo 12 | 1.Micoses humanas e veterinárias - Esporotricose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Guilherme Caldas de Souza, Euzenio Moreira de Brito, Thamires Bastos Pinheiro, Jaqueline Bentes da Silva, Cynthia de Oliveira Ferreira, Camila Gurgel dos Santos, Felipe Jules de Araújo Santos, Débora Cristina de Lima Fernandes, Maria Zeli Moreira Frota, Carolina Talhari, André Luiz Leturiondo