Dados do Trabalho


Título

Mecanismos de morte celular programada associados a dengue grave em lesões renais humanas

Introdução

O vírus da dengue (DENV) constitui um problema de saúde global. A dengue grave pode se manifestar com quadros de hemorragia e sinais de disfunção de órgãos, incluindo os rins. O sistema imune inato é importante barreira contra a infecção por arbovírus e, especificamente na dengue, as citocinas IL1β e IL18 e ativação de caspase-1 compõem um conjunto de estratégias imunes do hospedeiro. Mecanismos de morte celular incluem piroptose, necroptose e autofagia, cada um com marcadores peculiares: gasdermina, RIPK3/MLKL, LC3, respectivamente. Na infecção pelo DENV, há participação de necrose e apoptose e, ao infectar monócitos e macrófagos in vitro, o DENV é capaz de induzir piroptose.

Objetivo (s)

Nosso objetivo foi explorar em lesões renais pelo DENV, a presença de marcadores dos mecanismos de necroptose, piroptose e autofagia.

Material e Métodos

Vinte espécimes de lesões de pacientes que vieram a óbito por infecção pelo DENV, provenientes do departamento de patologia do Hospital Guilherme Álvaro, Santos, SP, foram submetidos a estudo histológico e imunohistoquímico. Os cortes histológicos foram corados com hematoxilina-eosina para avaliação das alterações teciduais ou colhidos para pesquisa com os anticorpos: anti-DENV (Instituto Evandro Chagas-PA), RIPK3 (NBP2-45592), MLKL (ab184718), gasdermina D (#36425), LC3 (14600-AP), caspase 1 (#98033), IL1β (AF201-NA) e IL18 (SC6178). Análise semi-quantitativa foi realizada em 20 glomérulos e avaliação em túbulos e células mononucleares. Esse estudo teve aprovação do comitê de ética da Faculdade de Medicina da USP.

Resultados e Conclusão

Verificou-se congestão glomerular, glomerulite (média a intensa), lesão renal aguda e hialinização dos glomérulos. Antígenos virais foram visualizados em células mononucleares. A expressão de LC3 (autofagia) variou de moderada a intensa (++/+++) nos glomérulos, túbulos e células mononucleares. A expressão de gasdermina (piroptose) foi discreta (+) na maioria dos casos nos glomérulos e moderada (++) nos túbulos. RIPK3 e MLKL (necroptose) discreta em túbulos e células mononucleares (+). A expressão das citocinas IL1β e IL18 e de caspase 1 foi moderada (++). A análise estatística evidenciou maior expressão de LC3 sobre os demais. Conclusões: Nossos resultados contribuem para a compreensão da patogenia do envolvimento renal na dengue grave, considerando-se o provável mecanismo anti-viral de autofagia. Em menor extensão, piroptose também está presente, corroborando com dados prévios.

Palavras Chave

dengue; lesões renais; morte celular programada

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Carla Pagliari, Juarez Simões Quaresma, Washington Luis Conrado dos Santos, Maria Irma Seixas Duarte, Leda Viegas Carvalho, Ricardo Penny, Ana Carolina Caetano Jesus, Luciane Kanashiro-Galo, Geovanna Menezes Marcoli, Pedro Costa Vasconcelos, Mirian Nacagami Sotto