Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA IMUNIZAÇÃO COM A VACINA BCG E DA INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE PRIMÁRIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ 14 ANOS NO PERÍODO DE 2013 A 2022 EM MANAUS-AM: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Amazonas, Manaus é o município com maior número de notificações de TB entre 2013 a 2022. Apesar das políticas públicas brasileiras de incentivo à vacinação com a BCG, tal afecção representa um problema ressurgente de saúde pública no Brasil, principalmente em crianças, cujo adoecimento está associado às formas graves da TB. 

Objetivo (s)

Investigar a incidência de tuberculose primária em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e a cobertura vacinal (CV) com a BCG entre 2013 a 2022 em Manaus - AM. 

Material e Métodos

Estudo epidemiológico, ecológico, descritivo, observacional e retrospectivo. Utilizados dados disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI- PNI). A população do estudo consiste em indivíduos de 0 a 14 anos residentes em Manaus, diagnosticados com tuberculose pulmonar e/ou extrapulmonar entre 2013 a 2022. Quanto à incidência da TB, as variáveis observadas foram: faixa etária, município de notificação, tipo de entrada, situação encerrada e forma apresentada da tuberculose. Quanto à CV, as variáveis foram: imunobiológico, capital e faixa etária. Os dados extraídos foram tabelados no software Microsoft Excel 2016 para fins analíticos.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram notificados 1.319 casos novos de TB na população de 0 a 14 anos entre 2013 a 2022 em Manaus-AM. A faixa etária com maiores taxas de incidência (TI) anuais foi de 0 a 4 anos, com maior TI em 2022 (62,07), seguido pela faixa de 10 a 14 anos, com maior TI em 2021 (32,23). Em relação à cobertura vacinal nota-se, em maioria, uma queda na TI nos anos em que houve o concomitante aumento da CV. O ano de 2022, com maior CV (144,55) no período analisado, obteve também a maior incidência de TB, enquanto o ano de 2014, obteve uma das menores TI associadas a uma das maiores CV. Conclusão: Observou-se diminuição na incidência de TB, ao passo que houve uma elevação da CV na maior parte dos anos analisados no município. Contudo, por serem parâmetros que sofreram influências multifatoriais, tais como características do hospedeiro e fatores socioambientais são necessários mais estudos para melhor explicar a relação entre a incidência de TB e a CV por BCG. Ressalta-se a importância da vigilância epidemiológica no controle da TB, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes.  

Palavras Chave

Tuberculose; Cobertura Vacinal; Vacina BCG; Vacinação da criança; Mycobacterium tuberculosis.

Área

Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

CAMILA MELO GOMES, IZABELLY BARROS DOS SANTOS QUEIROZ, TYSCIANA ALICE DE BRITO NASCIMENTO, BEATRIZ ESPÍNDOLA PAIVA, GÉSSICA LIANA DOS SANTOS LIMA, LUDMILA TENÓRIO DA COSTA AZEVEDO, LUCAS DE SOUZA MARTINS, LEONARDO DE OLIVEIRA QUEIROZ, DARCELO CAVALCANTE GOMES JÚNIOR, LAURA EIKO FUKUSHIMA ROGERS, RONILSON FERREIRA FREITAS