Dados do Trabalho


Título

Células dendríticas plasmocitoides, expressão de STING (Stimulator of interferon genes protein) e o possível papel da resposta imune de padrão Th17 em diferentes graus de lesões cervicais causadas pelo Papilomavirus Humano.

Introdução

Em indivíduos com sistema imune íntegro, a infecção pelo HPV em células epiteliais escamosas tem resolução natural, com regressão espontânea. Em situações de comprometimento imune, podem ocorrer manifestações neoplásicas. A infecção pelo HPV pode induzir a ativação do fator estimulador de genes do Interferon (Stimulator of Interferon Genes - STING), que contribui para o afluxo de células T reguladoras com consequente exacerbação da infecção. A função das células Th17 é ambígua, dependente de diversos fatores do microambiente imune. Consideramos importante a melhor compreensão dos mecanismos imunopatogênicos na infecção pelo HPV, um importante problema em Saúde Pública no Brasil e em diversas partes do mundo.

Objetivo (s)

Nosso objetivo foi avaliar a participação de células dendríticas plasmocitoides, produção de IFN-I (presença do fator STING) e células Th17 em lesões de cérvice uterina associadas ao HPV.

Material e Métodos

46 biópsias de cérvice uterina de pacientes com infecção pelo HPV e sorologia positiva para o HIV foram classificadas em 3 grupos: 1-cervicite; 2-lesões neoplásicas intraepiteliais de baixo grau (NIC I); 3-lesões de graus moderado e alto (NIC II e III). Realizou-se reação imunohistoquímica com anticorpos anti-HPV, CD123, STING e IL17 e as células foram quantificadas. Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética institucional (IAMSPE) processo número 3.337.005.

Resultados e Conclusão

Antígenos virais foram detectados nos grupos de NIC e ausentes no grupo 1. A expressão de CD123 (células plasmocitoides) foi positiva em apenas 10,87% dos casos, sem diferença estatística entre os grupos. A expressão de STING e IL17 foi presente nos 3 grupos, sendo maior no grupo de cervicite. Conclusões: considerando-se que a casuística é composta de pacientes portadoras de HIV, sugere-se a influência desse vírus nas semelhanças numéricas verificadas, mesmo na ausência de HPV (grupo 1). Células CD123+ participam em número discreto na resposta imune tecidual em lesões de colo de útero mediadas pelo HPV, não parecendo ter papel preponderante nessas lesões. A positividade do marcador STING e o reduzido número de células CD123+ sugerem haver outra população celular responsável por sua expressão e provedoras de IFN-I. A maior expressão de IL17 no grupo de cervicite sugere que a co-infecção HPV/HIV nos demais grupos poderia interferir na expressão dessa citocina.

Palavras Chave

HPV; células dendríticas plasmocitoides; resposta imune; neoplasias; IFN-I; Th17.

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Carolina Caetano Jesus, Maria Cristina Gonçalves Meniconi, Luciane Kanashiro-Galo, Maria Irma Seixas Duarte, Mirian Nacagami Sotto, Carla Pagliari