Dados do Trabalho
Título
Avaliação da associação das estimativas de nowcasting e forecasting e do método de varredura de SatScan para detectar áreas de surtos ativos de SRAG no Estado de São Paulo.
Introdução
A previsão acurada das áreas de surtos ativos ou emergentes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é essencial para antecipar medidas de prevenção e controle, bem como para a alocação de recursos hospitalares. Um dos métodos utilizados para detectar e prever a formação de aglomerados de casos de doenças é a estatística de varredura prospectiva SatScan. Contudo, os dados de SRAG geralmente sofrem atraso de notificação, e que, se não forem corrigidos adequadamente, podem prejudicar a detecção oportuna dos surtos pelo método proposto.
Objetivo (s)
Avaliar a eficácia da associação do uso dos métodos de correção de atraso de notificação (nowcasting) e de previsão a curto prazo (forecasting) com o método de varredura espaço-temporal prospectiva SatScan para prever a variação espacial nas tendências temporais dos surtos de SRAG no Estado de São Paulo.
Material e Métodos
Foram realizadas análises de nowcasting e forecasting espaço-temporais dos casos SRAG nas 63 Comissões Intergestoras Regionais (CIR) do Estado de São Paulo para corrigir o atraso de notificação e prever o número de casos de SRAG em uma projeção de uma semana nas bases de dados disponibilizadas, entre os dias 23/03/2022 e 24/08/2022. Posteriormente, a mediana e o limite superior de 95% de credibilidade das estimativas dos casos de SRAG foram utilizados para detectar aglomerados espaciais e espaço-temporais pelo método de varredura prospectiva SatScan. Para avaliar a eficácia da combinação dos dois métodos em detectar aglomerados de SRAG, as análises previamente descritas foram comparadas com as mesmas análises realizadas com uma base de dados já consolidada sem atraso de notificação disponibilizada no dia 08/02/2024.
Resultados e Conclusão
As análises espaço-temporais de nowcasting e forecasting apresentaram boa acurácia na previsão de casos SRAG nas 63 CIR do estado de SP. O uso da mediana em ambas as análises estimou adequadamente a localização espacial de aglomerados ativos de SRAG, contudo, não detectou adequadamente a variação espacial nas tendências temporais dos aglomerados. Já o uso do limite superior de 95% das estimativas de nowcasting e forecasting não foi eficaz em estimar tanto os aglomerados emergentes quanto a variação temporal dos aglomerados de SRAG no estado de SP. Conclusão: O uso da mediana proveniente das estimativas de nowcasting e forecasting, em associação com a varredura prospectiva SatScan, se mostrou eficaz em detectar a localização espacial dos surtos ativos e emergentes de SRAG no Estado de São Paulo.
Palavras Chave
SRAG; Vigilância; forecasting; nowcasting; SatScan
Área
Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Tatiana Pineda Portella, Raquel Gardini Sanches Palasio, Camila Lorenz, Thiago Godoy, Guillermo Florez - Montero, Danilo Pereira Mori, Eduardo Koerich Nery, Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Angela Tiemi Tanamachi, Ana Lúcia Frugis Yu, Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas