Dados do Trabalho
Título
DOENÇAS E AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTIMATIVA DA SUBNOTIFICAÇÃO NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
Introdução
O sub-registro distorce a informação dificultando o planejamento em saúde. Estão sob vigilância os acidentes de trabalho; acidente com exposição à material biológico; intoxicação exógena, câncer relacionado ao trabalho; dermatoses ocupacionais; Perda Auditiva Induzida por Ruído-PAIR, pneumoconioses, Lesões por Esforços Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares (LER/DORT) e transtornos mentais relacionados ao trabalho. A vigilância da ocorrência desses eventos de notificação compulsória é uma das responsabilidades do Sistema de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Em Petrolina, apesar de a economia estar centrada no agronegócio de exportação dependente de agrotóxico, não há registro de intoxicação exógena nos últimos dois anos, chamamos atenção sobre a inexistência de notificação dessas intoxicações, por entendermos que o volume de registro deveria ser considerável.
Objetivo (s)
Estimar a subnotificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Material e Métodos
Realizamos um estudo descritivo com grupo de comparação para estimar a subnotificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho, a pesquisa foi submetida a Plataforma Brasil e tevem com como Comite de ética a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Pernambuco-HEMOPE sob o parecer nº 4.88.305, as unidades de análises foram Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros e Secretaria Municipal de Petrolina.
Resultados e Conclusão
Resultados: Foram avaliados 303 prontuários, sendo encontrados agravos como LER/DORT, acidentes com animais peçonhentos, acidentes de trabalho e câncer, não havendo notificações de pneumoconioses, PAIR,câncer ocupacional, dermatoses ocupacionais, LER/DORT e transtornos mentais. O nosso estudo estimou que no ano de 2019, a subnotificação das doenças e agravos foi de (77%) casos, contra os casos notificados que foram de (23%). Conclusão: Diante dos problemas supracitados, é possível evidenciar que a subnotificação de doenças e agravos relacionados ao trabalhador impossibilita o planejamento das ações de vigilância em saúde do trabalhador.
Palavras Chave
sub-registro; Saúde do Trabalhador; SINAN.
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Joana D'arc Lopes, Alda Maria Justo