Dados do Trabalho


Título

Avaliação do potencial de membrana mitocondrial e detecção de corpos lipídicos em formas amastigotas de Leishmania amazonensis tratadas com Cloroquina

Introdução

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença parasitária que faz parte do conjunto de doenças tropicais negligenciadas. Presente em vários países, esta acomete cerca de 600 mil a 1 milhão de pessoas anualmente, com maior incidência em países subdesenvolvidos. Ocasionada por protozoários do gênero Leishmania spp., ela é diferenciada pelos aspectos das lesões em cutânea e visceral. No seu tratamento, os principais fármacos utilizados são os antimoniais pentavalentes (Glucantime®), Pentamidina® e Anfotericina B. No entanto, estes apresentam reações adversas e efeitos colaterais variados associados ao seu uso, resultando em uma necessidade do desenvolvimento de novos medicamentos leishmanicidas que sejam mais seguros, acessíveis e eficazes no combate a essa doença. Nesse contexto, o reposicionamento de fármacos antimaláricos com ação comprovada em outros protozoários, emergem como uma opção promissora para a leishmaniose.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é, detectar os possíveis mecanismos de ação da CQ, no processo de morte celular em formas amastigotas de Leishmania (L.) amazonensis.

Material e Métodos

Para avaliar o mecanismo de ação, foi utilizada a linhagem celular THP-1 (monócitos humanos), na sua forma aderente (macrófago), em placas de 6 poços (6x10⁵ céls/mL). Após a diferenciação, as células foram infectadas com formas promastigotas de Leishmania (L.) amazonensis na proporção 1:10 (6x10⁶). Em seguida, as amastigotas de L. (L.) amazonensis foram expostas por 24 horas ao tratamento com CQ nas concentrações obtidas previamente que inibiram em 50% o crescimento do parasito (IC₅₀) e duas vezes esse valor (2x IC₅₀). A influência da CQ sobre o potencial de membrana mitocondrial e detecção de corpos lipídicos em formas amastigotas foi avaliada por espectrofotometria de fluorescência utilizando os marcadores Rodamina 123 e Vermelho do Nilo, respectivamente. 

Resultados e Conclusão

Os resultados obtidos indicaram que a CQ provocou alterações no potencial de membrana mitocondrial em ambas as concentrações testadas. Em relação ao mecanismo de detecção corpos lipídicos, somente a concentração de 2x IC₅₀ induziu um aumento significativo com relação ao controle negativo (parasitos não tratados). Esses dados sugerem que a CQ induz a morte da Leishmania por vias semelhantes à apoptose. No entanto, outros estudos complementares deverão ser realizados para elucidar outras vias de mecanismos de morte, a fim de possibilitar estudos comparativos mais abrangentes.

Palavras Chave

Cloroquina; reposicionamento; Leishmania; mecanismo de ação.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Karen Almeida da Silva, Aurileya de Jesus Gouveia, Norton Rubens Diurno Lucas Pejara, Welington da Silva Paula do Nascimento, Amália dos Santos Ferreira, Saara Neri Fialho, Danielle Lazarin Bidóia, Celso Vataru Nakamura, Carolina Bioni Garcia Teles