Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Toxoplasmose Gestacional. Rondônia, 2013 -2023

Introdução

A toxoplasmose é considerada uma das infecções parasitárias negligenciadas. A Portaria n.º 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, colocou a toxoplasmose gestacional como notificação semanal, tornando obrigatória a notificação de todo caso confirmado. Na gestação pode levar ao acometimento fetal, provocando abortamento, retardo do crescimento intrauterino, morte fetal, prematuridade e a síndrome da toxoplasmose congênita. 

Objetivo (s)

Esta pesquisa teve por objetivo geral avaliar o sistema de vigilância da toxoplasmose gestacional a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em Rondônia, no período de 2013 a 2023. E como objetivos específicos: analisar a situação epidemiológica do agravo no estado de Rondônia e avaliar a completitude, oportunidade e representatividade dos dados de notificação registrados no Sinan.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo avaliativo, descritivo pautado nas diretrizes publicadas pelo Centers for Diserase Control and Prevention dos Estados Unidos (CDC), com análise dos atributos qualitativos e quantitativos do sistema de vigilância da toxoplasmose gestacional a partir dos dados secundários registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) período de 2013 a 2023, de gestantes residentes em Rondônia. Para avaliação, os atributos foram classificados por meio de parâmetros preestabelecidos, com análise dos atributos  qualitativo (completitude), e quantitativos (oportunidade e a representatividade) do sistema de informação da toxoplasmose gestacional, Sinan. Foram inclusos no estudo as notificações das gestantes com resultado reagente e excluídos da análise as notificações que não atenderam a este critério.

Resultados e Conclusão

Foram 2.225 casos notificados e confirmados de toxoplasmose em gestantes no período estudado. A análise da completitude das variáveis selecionadas demonstrou que as de preenchimento obrigatório apresentaram percentual médio de completitude que as classificaram como excelente e das essenciais apenas uma obteve classificação de regular, sendo as demais excelentes. O sistema foi considerado oportuno e representativo pois por meio dos dados foi possível realizar a descrição da doença por tempo, pessoa e lugar. Foram selecionadas as seguintes variáveis obrigatórias: data de nascimento, trimestre gestacional, classificação final e as essenciais: raça/cor, escolaridade, zona de residência e critério de confirmação.

Palavras Chave

Gestante; Toxoplasmose; Sinan; Avaliação em Saúde

Área

Eixo 06 | 4.Protozooses humanas e veterinárias - Toxoplasmose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Surlange Freire Ramalhaes Amaral, VIVIANE CARVALHO NASCIMENTO, Adalgiza Souza Botelho, Luma Akemi Azevedo Kubota, Maria Arlete da Gama Baldez, Valmira Rocha Souza