Dados do Trabalho


Título

Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LEMP) em paciente com HIV/AIDS em um hospital universitário de Mato Grosso.

Objetivos(s)

Relatar um caso de paciente com HIV/AIDS com possível complicação de Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LEMP).

Relato do Caso

A Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LEMP) é uma doença desmielinizante do SNC causada pelo vírus JC (JCV). O JCV é um vírus neurotrópico não envelopado de genoma circular de DNA fita dupla da família Polyomaviridae. De transmissão oral-fecal e respiratória, é patogênico para população imunossuprimida por diferentes fatores, como HIV/AIDS. Este estudo relata o caso de paciente do sexo masculino, 55 anos, em uso de cadeira de rodas, admitido no serviço ambulatorial de infectologia em 09/02/23. Encontrava-se em regular estado geral, lúcido, hígido, normocorado, anictérico, acianótico, afebril, PA-140/105 mmHg, FC-90 bpm, SatO2 98%. Relatou ser HIV+, diagnosticado em 2008 e abandono de terapia antiretroviral entre 2015 e 2017, com retorno em 2018. Contagens de L T CD4+ em 129, 119 e 6 nos anos de 2018, 2019 e 2022, respectivamente, ausência de exames atuais de carga viral e investigação de déficit motor. TC de crânio evidenciou hipodensidade periventricular e nos centros semiovais, compatível com gliose e/ou desmielinização e acentuação dos espaços liquóricos extracerebrais, inferindo alterações involutivas. Evoluiu com perda de movimento e coordenação bilateral e diminuição da acuidade visual, tornando-se completamente dependente para atividades de vida diária. RM de crânio apresentou sinais de alteração encefálica que, neste contexto clínico, pode estar relacionada a LEMP decorrente da doença base. Em uso de Tenofovir+Lamivudina+Darunavir apresentou nova contagem de CD4=30 em abril de 2023 e =47 em outubro de 2023. Em 27/11/23 foi internado devido a quadro de gastroparesia e distensão gasosa de alças colônicas sugestivo de volvo de sigmoide, corrigido em laparotomia exploratória em 29/11/23. Pós-operatório, reforçou-se a recomendação de quantificação de vírus JC em líquor para confirmação do diagnóstico.

Conclusão

A possível coinfecção HIV+JCV e seus possíveis desdobramentos sintomáticos está em investigação. A presença de gastroparesia em casos de LEMP, apesar de não ser comum, é sugestiva para o desenvolvimento de novos estudos e alternativas de tratamento, com maior resolubilidade e acurácia, para esse quadro clínico.

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Arthur Nardo Kisser, Amanda Helena Lameiro Diz, Fernanda Ferreira Fernandes, Millena Moreira Carrasco, Eduarda Pavan, Renata Dezengrini Slhessarenko, Ana Elisa Carvalho, Giovana Volpato Pazin, Vitória Lucchesi Ribeiro