Dados do Trabalho
Título
Implantação do PITsMaps: Ferramenta digital para vigilância entomológica participativa.
Introdução
Posto de Informação de Triatomíneos (PIT) são locais definidos pela vigilância em saúde onde a comunidade entrega um inseto suspeito, que será encaminhado ao laboratório de referência do Estado ou Município para confirmação taxonômica; diagnóstico da infecção por Trypanosoma cruzi e identificação das fontes alimentares. O desequilíbrio ambiental associado as alterações climáticas pode promover a escassez de alimentos para os triatomíneos e influenciar na dispersão das populações silvestres de triatomíneos, o que resulta na, invasão de domicílios por esses insetos. Triatomíneos tendem a se dispersar para casas próximas a remanescentes florestais, atraídos por luzes artificiais e CO2.
Objetivo (s)
A ferramenta PITsMaps foi idealizada para auxiliar a população, de maneira rápida, na identificação do endereço de um PIT mais próximo à sua localização atual ou local que foi encontrado um inseto suspeito de ser um triatomíneo.
Material e Métodos
O PITsMaps pode ser acessado através do Portal da doença de Chagas da Fiocruz (https://chagas.fiocruz.br/entregue-pessoalmente/). O PITsMaps foi desenvolvido completamente baseado em Softwares Livres, tais como linguagens de programação Python, JavaScript e HTML e conjuntos de bibliotecas como a Leaflet.js, dados armazenados e geridos em formatos CSV e GeoJSON, bem como sendo todo seu ambiente de desenvolvimento e servidores de aplicação sobre GNU/Linux.
Resultados e Conclusão
Simples de ser utilizado e mantido em funcionamento com automação do tratamento de dados e conversão em mapa interativo. Apresenta como principais funcionalidades: ferramentas de buscas no mapa; identificação do PIT mais próximo a partir da localização do usuário por coordenada “exata” (latitude e longitude); por busca de endereço desejado; busca de um PIT por parte do nome; seleção dos PITs por estado ou tipo de localidade; e exibição do endereço e informações relevantes sobre o PIT. Até maio de 2024 estavam cadastrados e disponibilizados no mapa 1532 PITs em 700 municípios de 14 estados. Como objetivo secundário o PITsMaps armazenar dados sobre as consultas para fornecer métricas que poderão apoiar as campanhas educativas para promover a consciencialização e orientação da população sobre as formas de transmissão vetorial por T. cruzi. Além disso, irá mapear os locais com confirmação do inseto e as taxas de infecção para o planejamento da vigilância entomológica contínua em áreas onde é relatada a invasão por triatomíneos, além de indicar áreas com carência de implementação de novos PITs.
Palavras Chave
Triatomíneos; Posto de informação de Triatomíneo; Vigilância; Mapeamento.
Área
Eixo 17 | 3.Vigilância em saúde - Vigilância Participativa/Comunitária
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Samanta Cristina das Chagas Xavier, Ana Maria Jansen, André Luiz Rodrigues Roque, Danilo Romeu Farias de Souza, Luiz Guilherme Almeida Nogueira, Samuel Silva Ramalheira Feitosa, Marcos Meneses Rocha, Eduardo Krempser