Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos modelos de nowcasting e forecasting para a vigilância dos casos hospitalizados de SRAG e Covid-19 no Estado de São Paulo, Brasil.

Introdução

A vigilância epidemiológica do Estado de São Paulo desenvolveu um sistema de alerta para detectar antecipadamente o aumento no número de hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19 no estado e seus Departamentos Regionais de Saúde (DRS). Para isso, foi utilizado o pacote nowcaster, contudo, até onde sabemos, nenhum estudo até o momento avaliou a eficácia das predições de curto prazo (forecasting) e os melhores parâmetros para corrigir o atraso de notificação (nowcasting).

Objetivo (s)

(1) Estimar o melhor tamanho de janela do pacote nowcaster para corrigir o atraso de notificação, (2) e avaliar a performance da predição de uma semana dos casos hospitalizados de SRAG e Covid-19 do estado de SP e seus 17 DRS.

Material e Métodos

Foram realizadas 34992 estimativas de nowcasting com intervalos de janelas que variaram de quatro a 100 semanas para o estado de SP e seus 17 DRS, usando bases Sivep-Gripe liberadas semanalmente no período de 04/08/2021 a 31/08/2022. A avaliação da habilidade preditiva dos modelos foi feita por meio de cálculo da proporção de casos observados que caíram nos intervalos de credibilidade (IC) de 50 e 95% e cálculos de weighted interval score. Entre os dias 06/07/2023 a 17/01/2024, foram geradas 956 análises preditivas prospectivas de forecasting para SRAG e 909 para Covid-19 para o estado de SP e 17 DRS, com os melhores intervalos de janela avaliados anteriormente, as quais também tiveram sua habilidade preditiva estimada.

Resultados e Conclusão

Os melhores intervalos de janela para corrigir o atraso de notificação foram de 8 e 10 semanas, dependendo da região. Em relação às análises de forecasting, 74,8 % das estimativas de SRAG e 86,7% de Covid-19 caíram dentro do IC de 95%, enquanto 38,1% e 50,9%, respectivamente, caíram dentro do IC de 50%. Alguns DRS tiveram a habilidade preditiva menor, principalmente para SRAG, como São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto.  Alguns ajustes foram feitos nas análises dessas regiões, e resultados preliminares tem mostrado uma considerável melhora nessas predições. Conclusão: Utilizando os parâmetros adequados, o pacote nowcaster  tem sido eficaz em estimar o atraso de notificação e fazer predições de curto prazo para as hospitalizações de SRAG e Covid-19 na maioria dos DRS, com base em dados do presente e no diálogo transdisciplinar, e com potencial suporte às tomadas de decisões e na construção de políticas públicas eficientes. 

Palavras Chave

SARS-CoV-2; SRAG; Vigilância; forecasting; nowcasting

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Tatiana Pineda Portella, Leonardo Bastos, Rafael Lopes, Marcelo Ferreira da Costa Gomes, Thiago Godoy, Renato Mendes Coutinho, Camila Lorenz, Raquel Gardini Sanches Palasio, Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Ana Lucia Frugis Yu, Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas