Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA TERAPÊUTICA DO COMPLEXO DE RUTÊNIO FOR0212A EM MODELO MURINO DE INFECÇÃO POR Trypanosoma cruzi
Introdução
O tratamento da doença de Chagas se restringe apenas a utilização do benzonidazol ou nifurtimox, os quais apresentam significativa eficácia apenas na fase aguda da doença. Em adição, ambos os fármacos usados de forma prolongada estão associados a uma série de efeitos adversos. Devido a isso, a busca por novos fármacos para o tratamento da doença de Chagas se torna necessário.
Objetivo (s)
Avaliar o efeito de um complexo de Ru(II) contendo tiobenzamida em modelo murino de infecção chagásica aguda.
Material e Métodos
Inicialmente, a toxicidade aguda do complexo cis-[RuCl(tbz)(phen)2]+PF6- (FOR0212A) foi avaliada em camundongos BALB/c (n=5 animais por grupo). Os animais foram tratados com uma única dose do complexo FOR0212A por via oral (5, 10 ou 20 mg/Kg). Em seguida, os animais foram monitorados por 15 dias, através da observação de sinais de toxicidade e peso corporal. Por fim, a infecção chagásica aguda foi realizada em camundongos BALB/c (n=6 animais por grupo). Os animais foram infectados com 10^4 tripomastigotas de T. cruzi (cepa Y) e tratados com o complexo FOR0212A (5, 10 ou 20 mg/Kg) por cinco dias consecutivos por via oral. A eficácia do tratamento foi avaliada através do acompanhamento da parasitemia. O presente estudo foi submetido e aprovado pelo Comite de Ética do Uso de Animais – Fiocruz-BA (016/2023).
Resultados e Conclusão
O complexo FOR0212A não apresentou toxicidade aguda aos animais em nenhuma das doses testadas (5, 10 e 20 mg/kg), não sendo observado nenhuma alteração nos olhos, pelo e pele, tremores, salivações, convulsões, diarreia, sono letargia ou coma. Em adição, não foram observadas diferenças no peso corporal dos animais. Tendo em vista a baixa toxicidade do complexo FOR0212A, foi avaliada a atividade tripanocida do mesmo, nas doses de 5, 10 e 20 mg/Kg. Os resultados evidenciam uma elevada atividade tripanocida do FOR0212A, evidenciada por uma redução significativa (p < 0,05) de 47,1 % da parasitemia dos animais tratados com 10 mg/Kg do complexo e de 50,2 % da parasitemia dos animais tratados com 20 mg/Kg do complexo. Os animais tratados com o benzonidazol (100 mg/Kg) tiveram uma redução maior que 99% da parasitemia. Nossos resultados indicam uma potente atividade do complexo FOR0212A em modelo murino de infecção chagásica aguda e uma alternativa promissora no tratamento da doença de Chagas.
Palavras Chave
Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Complexos de rutênio; Tioamidas.
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Maria Vitória Gomes das Neves , Ivanilson Pimenta Santos, Mila Oliveira Nascimento, Paulo Gabriel Ferreira de Azevedo, Carlos Daniel Silva da Silva, Milena Botelho Pereira Soares, Cássio Santana Meira