Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO in silico DE PERFIL BIOQUÍMICO E PROPOSIÇÃO DE SEGMENTO PEPTÍDICO DERIVADO DE ISOFORMA CPB DE CISTEÍNO PROTEASE DE Leishmania braziliensis COM POTENCIAL IMUNOGÊNICO
Introdução
A leishmaniose mucocutânea, associada a espécie Leishmania braziliensis, possui elevada importância no contexto de saúde única. Diante disto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias voltadas a proposição de metodologias diagnósticas com boas razões de custo-efetividade e ainda a prospecção de recursos de imunoprofilaxia.
Objetivo (s)
Em face do exposto, o objetivo do trabalho foi a determinação in silico de uma sequência peptídica derivada de catepsina L-like de Leishmania braziliensis com potencial de elicitar resposta imunogênica.
Material e Métodos
Sequências nucleotídicas de cisteíno-proteases de Leishmania braziliensis foram reunidas, analisadas por homologia no BLASTn, e convertidas em sequências proteicas através do BLASTX. A sequência proteica primária foi analisada e parametrizada através do ProtParam Expasy e ProSite Expasy. Após isto, para a determinação do peptídeo candidato foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, dentre os quais ausência de regiões de domínios proteicos e sítios catalíticos conservados, ausência de domínios RGD, ausência de repetição consecutiva de resíduos, ausência de condições predisponentes à formação de pontes dissulfeto, ausência de glutamina ou asparagina na região N-terminal, ausência de prolina ou glicina na região C-terminal, definição do índice GRAVY, teor de estabilidade, tempo de meia-vida e ponto isoelétrico teórico. Em função de sua natureza, o presente trabalho obteve dispensa de submissão ao comitê de ética em pesquisa.
Resultados e Conclusão
Após a verificação das múltiplas possibilidades contidas na sequência, fica proposto como peptídeo candidato o segmento compreendido entre os aminoácidos 67 e 81, cuja sequência é HKLHASDKRLKCGAG. A sequência apresentou um índice GRAVY de -0.933, ponto isoelétrico de 9.79, razoável tempo de meia vida e nenhuma sobreposição com sítios catalíticos filogeneticamente compartilhados. O peptídeo proposto reúne características que o credenciam para estudos futuros que investiguem a sua potencialidade no desenvolvimento de substratos para ensaios imunocromatográficos de alta aderência pelos sistemas de vigilância em saúde, bem como o desenvolvimento de moléculas imunogênicas para ensaios de avaliação de potencial vacinal.
Palavras Chave
Saúde Única; zoonose; Leishmaniose mucocutânea; Cisteíno-proteases; Bioinformática; Inovação em saúde.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Júlio César de Toledo Ferreira, Arlei Marcili, Ryan Emiliano da Silva