Dados do Trabalho


Título

Análise da associação espacial da mortalidade e incompletude vacinal contra COVID-19 no estado de São Paulo (2020-2024)

Introdução

A COVID-19 foi a principal causa de morte nos últimos anos e a vacinação veio como uma estratégia de contenção dos avanços de óbitos pela COVID-19. A demora na compra das vacinas e as notícias falsas podem ter influenciado a adesão à vacina pela população, causando repercussões catastróficas na taxa de mortalidade.

Objetivo (s)

Identificar áreas com associação espacial da taxa de mortalidade de COVID-19 e da incompletude do esquema vacinal no estado de São Paulo, Brasil.

Material e Métodos

Estudo ecológico realizado no estado de São Paulo, no Brasil, utilizando as taxas de  mortalidade por COVID-19 dos anos de 2020 a 2024, calculados a partir dos dados referentes ao número de óbitos e doses de vacina aplicadas obtidos do Painel Coronavírus do Ministério da Saúde. Foi aplicada a técnica Getis-Ord GI* que permite identificar áreas com associação espacial, com aglomerados de alta (Hotspots) e baixa (Coldspots) intensidade. Esta pesquisa teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da EERP-USP, com o número CAAE: 57933622.4.1001.5393.

Resultados e Conclusão

Com base na taxa de mortalidade dos casos de COVID-19 e a incompletude vacinal do estado de São Paulo, observa-se que apesar da grande disseminação do vírus em todas as mesorregiões, existem áreas de maior concentração de mortalidade. As mesorregiões de alto aglomerado espacial de incompletude vacinal são regiões em que a mortalidade apresenta baixa aglomeração espacial, visto em São José do Rio Preto que possui baixa incompletude vacinal e alta aglomeração espacial na mortalidade, e a mesorregião do Vale do Paraíba Paulista que possui baixo aglomerado espacial de mortalidade e alto na incompletude vacinal. A distribuição espacial indica áreas prioritárias para o desenvolvimento de ações complementares de campanhas de vacinação e educativas sobre medidas de proteção da COVID-19, tendo em vista o impacto da pandemia nessas localidades.

Palavras Chave

COVID-19; análise espacial; Vacina

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Maria Eduarda Pagano Pelodan, Ariela Fehr Tártaro, Thaís Zamboni Berra, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Yan Mathias Alves, Letícia Perticarrara Ferezin, Fernanda Bruzadelli Paulino da Costa, Titilade Kehinde Ayandeyi Teibo, Juliana Soares Tenório de Araújo, Mônica Chiodi Toscano de Campos, Ricardo Alexandre Arcêncio