Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA BUSCA POR ALIMENTAÇÃO DE SANGUE OU AÇÚCAR EM FÊMEAS DE Culex quinquefasciatus POR MEIO DE UM SISTEMA OLFATÔMETRO

Introdução

As fêmeas adultas de mosquitos têm a capacidade de se alimentar de néctar e sangue, essenciais para o suprimento de energia e produção de ovos, respectivamente. Em espécies como Culex quinquefasciatus, de ciclo de vida curto, a maturação sexual e o início do ciclo gonotrófico ocorrem nos primeiros dias de vida, alcançando o pico de fertilidade no oitavo dia. A determinação da escolha da dieta em fêmeas nessa idade é crucial para estudos entomológicos de infecção e busca por hospedeiros, fornecendo insights para o desenvolvimento de estratégias de controle de doenças transmitidas por mosquitos. 

Objetivo (s)

O objetivo do respectivo trabalho foi avaliar a busca por diferentes dietas em Cx. quinquefasciatus com oito dias após emergência em condição pós acasalamento.

Material e Métodos

Os bioensaios de preferência de dieta, foram conduzidos utilizando mosquitos da colônia CqSLab estabelecida no Instituto Aggeu Magalhães - FIOCRUZ-PE. Foram acondicionadas em gaiolas 60 pupas machos e 60 fêmeas. Os adultos foram alimentados com açúcar e água após emergência por sete dias, 24 horas antes dos bioensaios foram privados da dieta. Os mosquitos foram liberados em um olfatômetro com três câmaras: uma com dieta de sangue e odor humano, outra com água e açúcar, e uma terceira sem estímulo, para medir a evasão dos mosquitos como fuga da gaiola de soltura. Três repetições foram conduzidas, alternando os estímulos entre as caixas para evitar viés. Os mosquitos foram aclimatados por 20 minutos antes da liberação. Todos os experimentos foram realizados durante o horário de pico de busca por hospedeiros, no início do crepúsculo vespertino, com temperatura e umidade controlada, 25ºC ± 2 e 50-60%, respectivamente. Após uma hora de exposição aos estímulos, os acessos às câmaras do olfatômetro foram fechados e os mosquitos foram coletados para contagem das fêmeas em cada câmara. Os dados foram normalizados e submetidos a análise de variância (ANOVA OneWay) para comparação entre os grupos por meio do jamovi Cloud.

Resultados e Conclusão

O percentual médio de busca pela fonte sanguínea com estímulo de odor foi de 79%; para a dieta de açúcar foi de 16,33%; e para a câmara controle, 4,67%, entre as três repetições. O desvio padrão entre os estímulos foi de 3.61, 1.53 e 3.06, respectivamente. Os resultados mostram que as fêmeas de Cx. quinquefasciatus da colônia CqSLab, com idade de 8 dias após emergência, após acasalamento, apresentam um índice de preferência por dieta de sangue, mesmo sendo privadas de alimentação de açúcar por 24 horas.

Palavras Chave

Alimentação sanguínea; Preferência alimentar; Olfatômetro.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Evaldo Joaquim de Farias Filho, Marcelo Henrique Santos Paiva, Constância Flávia Junqueira Ayres Lopes