Dados do Trabalho


Título

Educação em saúde como ferramenta de enfrentamento à tuberculose

Introdução

A atuação em educação em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) confere aos cidadãos autonomia para reconhecer precocemente sinais e sintomas da tuberculose (TB), assim como suas opções de tratamento. O Letramento em Saúde (LS) constitui uma importante ferramenta para o enfrentamento da doença.

Objetivo (s)

Analisar as ferramentas disponíveis de LS, no tema TB, por meio da análise da qualidade dos materiais informativos, disponibilizados em unidades de saúde de Uberlândia - MG. 

Material e Métodos

Uma abordagem qualitativa foi adotada, envolvendo a coleta de materiais de comunicação sobre TB em 20 unidades básicas de saúde. Foram selecionados exclusivamente materiais impressos destinados à população, excluindo-se os vinculados a laboratórios farmacêuticos. Os materiais foram analisados usando o instrumento Suitability Assessment of Materials – SAM, considerando critérios como conteúdo, nível de letramento, ilustrações e adequação cultural. Após aplicação do teste os materiais foram classificados em categorias: muito adequados (≥70%), adequados (40%–69%) ou inadequados (≤39%).

Resultados e Conclusão

Das 20 unidades visitadas, apenas 5 possuíam materiais alusivos à tuberculose. Dos materiais obtidos apenas dois cumpriram os critérios de enquadramento na pesquisa. O primeiro material, "Não fique na dúvida, fique livre da tuberculose", aborda sintomas e tratamentos da doença, é didático e utiliza fontes de fácil leitura. Na avaliação realizada por meio do instrumental, o material obteve um aproveitamento de 95% (muito adequado). O segundo material analisado, "Campanha Nacional de Combate à Tuberculose", aborda o diagnóstico, os textos são organizados em tópicos para facilitar a compreensão e a linguagem é acessível para públicos com baixa escolaridade. No instrumental, o material alcançou um aproveitamento de 65% (adequado). Com base no número de materiais obtidos, conclui-se que há uma escassez na disponibilidade de materiais impressos sobre o tema. Além disso, apesar dos materiais disponíveis terem obtido bons conceitos, faltam abordagens para além do diagnóstico, como prevenção, a ruptura do estigma da tuberculose, variações sintomáticas, tratamento, possiveis efeitos colateriais e consequências da irregularidade e abandono do uso das medicações. A escassez desses materiais ressalta a importância de compreender o público mais afetado pela doença e identificar os materiais de comunicação mais eficazes para promover o letramento em saúde sobre a doença, o que facilitaria a ruptura da cadeia de transmissão da TB.

Palavras Chave

Educação em saúde; Letramento em Saúde; TUBERCULOSE.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Raissa Lima De Novais, Lara Andrade Santos, Augusto Molinaroli Melo, João Pedro Rodrigues Mariano, Isis Carvalho Encarnação, Sílvio Divino De Oliveira, Gustavo Barbosa De Souza, Thúlio Marquez Cunha, Fabiana Dos Santos Araújo, Andre Luis Moraes, Abel Dib Rayashi