Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NA ASSISTÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19
Introdução
A pandemia da COVID-19 colocou os profissionais de saúde na linha de frente de um dos maiores desafios de saúde pública da história recente. Diariamente, esses profissionais enfrentam uma carga de trabalho intensa, exposição ao vírus e a constante pressão de salvar vidas, o que tem um impacto significativo na sua saúde mental. O estresse, a ansiedade, o esgotamento e outros problemas psicológicos têm se mostrado comuns entre aqueles que estão na linha de frente da pandemia.
Objetivo (s)
Avaliar a saúde mental dos profissionais de saúde envolvidos na assistência da pandemia do COVID-19.
Material e Métodos
Este estudo adota um delineamento analítico transversal, focalizando na relação exposição-doença em uma população em um momento específico, possui amostra de 139 profissionais. As variáveis a serem consideradas incluem dados de identificação dos profissionais abordados para preenchimento dos questionários, bem como informações demográficas, econômicas, sociais, culturais e detalhes de contato. A análise estatística foi executada no software STATA 15.0 (Stata Corp College Station, Texas, EUA). A estatística descritiva inclui cálculo de frequência absolutas e relativas (percentuais) e a associação entre as variáveis explanatórias e respostas serão analisadas através do Teste Qui-quadrado. O estudo obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Ceuma. Número: 4.520.868.
Resultados e Conclusão
A variável idade de início de trabalho apresentou maior prevalência (61,15%) e com possível depressão (71,57%) com significância estatística p=≤ 0,001 e com improvável ansiedade (69,64%) com significância estatística p=≤ 0,001. Em relação a quantidade de pessoas por casa, houve maior prevalência de 0 a 3 pessoas (78,99%) com conceito improvável para depressão (72,28%) e com improvável ansiedade (74,55%), com significância estatística p=0,02. A gravidade dos transtornos de ansiedade decorrentes da pandemia da COVID-19 possui causas variadas. Entre os fatores identificados estão a diminuição da autoestima, o isolamento social, a dificuldade de convivência e concentração, além da sensação de fracasso. Esses elementos contribuíram significativamente para o agravamento da saúde mental durante a crise pandêmica.
Palavras Chave
Infecções por coronavírus; Profissionais da saúde; Saúde Mental; Serviços de Saúde.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Gustavo de Paula Bortolan, Denise Alves Santos, Francisca Bruna Arruda Aragão, André Rossanno Mendes Almeida, Flor de Maria Araújo Mendonça Silva