Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE APRISIONAMENTO E A INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSENA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE NO ESTADO DO CEARÁ

Introdução

Nos últimos anos, a prevalência da tuberculose (TB) na população privada de liberdade (PPL) foi 10 vezes maior que a população geral (OLIVIA, 2021). Atualmente, o Brasil possui a terceira maior PPL do mundo (IFOPEN,2020). O ambiente prisional é propício à transmissão da TB, uma vez que indivíduos com pouco acesso a serviços de saúde, estão confinados em celas com pouca luz solar, ventilação precária e superlotação. 

Objetivo (s)

Investigar a relação entre o aprisionamento e a incidência de TB na PPL. 

Material e Métodos

Foi realizado um estudo transversal com dados secundários provenientes do banco de dados do Infopen e do SINAN, no período de 2012 a 2023. Foram incluídos os casos de TB notificados em homens, cumprindo pena no Estado do Ceará, além dos casos de tuberculose na população geral. Utilizou-se o coeficiente de correlação (r) de Pearson para avaliar a intensidade e o sentido da correlação entre: número de homens privados de liberdade; o número de casos de TB na PPL e o número de casos de TB na população em geral. As correlações foram consideradas estatisticamente significativa p ≤0,05.

Resultados e Conclusão

Observou-se que quantidade de casos de tuberculose na PPL masculina estava positivamente correlacionada com a quantidade de casos na população em geral (r=0,64, p=0,026). Além disso, a quantidade de casos de TB na PPL correlacionou-se positivamente com a quantidade de pessoas privadas de liberdade (r=0,77; p=0,007). Este estudo evidencia que o aumento da PPL é determinante para a epidemia de TB nas prisões, bem como o aumento da TB na população em geral. O controle efetivo da TB no sistema prisional é uma estratégia necessária para o controle da doença em toda a população. 

Palavras Chave

Tuberculose; Ambiente Prisional; leishmaniose

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

THIEGO RAMON SOARES, ANDREA SILVA SOUSA, ROBERTO DIAS OLIVEIRA , LUMA RAVENA SOARES MONTE, NATIANE NASCIMENTO COLARES BITU, PABLO ELIACK LINHARES HOLANDA, SUZANE LARA SOARES ARAUJO, PAULO CESAR PEREIRA SANTOS, ANDERSON SILVA SOUSA, ALESSANDRA CASSIA LEITE, LISANDRA SERRA DAMASCENO