Dados do Trabalho


Título

Identificação molecular de linhagens de Sporothrix spp provenientes de amostras clínicas de pacientes recebidos no Instituto Adolfo Lutz - Laboratório de Referência no Estado de São Paulo.

Introdução

Atualmente o Brasil enfrenta uma epidemia de esporotricose, micose de implantação mais comum em países de clima tropical e subtropical, sendo o Brasil na América Latina o principal país em incidência da doença. Nos últimos 10 anos, os casos em humanos e animais aumentaram significativamente, tornando-se um importante problema de Saúde Pública. Estudos recentes mostram que a doença não está associada apenas à atividade laboral, mas principalmente à transmissão zoonótica. A mudança epidemiológica está diretamente relacionada a emergência da espécie Sporothrix brasiliensis, antes não identificada. Recentemente com a inclusão da micose na lista de doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo, estudos de caracterização das linhagens são importantes para o conhecimento da epidemiologia no Estado.

Objetivo (s)

Identificar por PCR multiplex as espécies de Sporothrix isoladas de amostras clínicas de pacientes com esporotricose enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico laboratorial.

Material e Métodos

Foram selecionadas para o estudo 55 linhagens armazenadas no Núcleo de Micologia e Núcleo de Coleção de Micro-organismos do Instituto Adolfo Lutz isolados de casos humanos durante os últimos 10 anos. As amostras foram avaliadas macro e microscopicamente. Após extração do DNA com kit MFXD-PU Loccus, foi realizada a reação de PCR multiplex com iniciadores Sbr F/R, Ssch F/R, Sglo F/R, Smex F/R tendo o gene da Calmodulina como alvo, os produtos foram analisados em gel de agarose a 1,5% e comparados com padrões de referência.

Resultados e Conclusão

Das 55 linhagens analisadas, 49 foram identificadas como S. brasiliensis, 5 como S. schenckii e 1 como S. globosa, sendo esta isolada no ano de 2013. A metodologia mostrou-se eficaz na identificação das espécies quando comparado com os controles. Como era esperado a espécie brasiliensis prevaleceu entre as demais, S. shenckii ainda pode ser encontrada e S. globosa é rara no Estado. A inclusão na lista de doenças de notificação compulsória do Estado pode auxiliar nas políticas públicas para prevenção e tratamento da doença, uma vez que, apesar da maioria dos pacientes apresentar lesão na forma subcutânea, há vários relatos de casos sistêmicos em pacientes imunossuprimidos podendo levar a óbito e com o aumento no número de casos e mudança epidemiológica, pacientes imunocompetentes também têm desenvolvido esta forma, com casos de resistência ao tratamento. Estudos de caracterização das linhagens podem auxiliar no conhecimento da epidemiologia.

Palavras Chave

Esporotricose; Zoonoses; Sporothrix spp; identificação molecular; epidemia

Área

Eixo 12 | 1.Micoses humanas e veterinárias - Esporotricose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Nicolas Vieira Guerra Castilho, Cristina Silva Meira Strejevitch, Mirian Rando Araújo, Ana Paula Cordeiro Lima, Tânia Sueli Andrade