Dados do Trabalho


Título

Áreas com dependência espacial entre COVID-19 e Tuberculose no Brasil

Introdução

Os impactos do novo coronavírus são profundos e têm afetado todas as esferas da sociedade global, até mesmo na esfera socioeconômica. Com a declaração da pandemia da COVID-19, cenários calamitosos se intensificaram em diversos países, principalmente questões relacionadas à saúde pública nos países em desenvolvimento, agravando a situação de outras doenças, como a tuberculose (TB), que, no Brasil, tornou-se ainda mais desafiador quanto ao seu controle e erradicação.

Objetivo (s)

Identificar áreas com associação espacial entre a COVID-19 e a Tuberculose.

Material e Métodos

Estudo ecológico que considerou casos de TB notificados no SINAN e COVID-19, obtidos através do Painel Coronavírus. Foram calculadas as taxas de notificação de COVID-19, TB e seus desfechos entre fevereiro de 2020 e abril de 2024. Os Índices de Moran Bivariados Global e Local foram utilizados para verificar a autocorrelação espacial das taxas de notificação de COVID-19 com os índices de TB analisados (taxas de notificação, cura, interrupção do tratamento e óbito).

Resultados e Conclusão

Com o uso do Índice de Moran Bivariado Local, foi possível identificar os municípios que, em sua maioria, apresentaram padrão Baixo-Baixo na região Sudeste e Nordeste do Brasil e padrão Baixo-Alto na região Norte entre a COVID-19 e a incidência de TB, padrão semelhante encontrado entre as taxas de notificação de COVID-19 e a taxa de cura da TB e taxa de interrupção de tratamento. Em relação a incidência de COVID-19 com a taxa de óbito por TB, observou-se predominância da categoria Baixo-Alto na região Norte e Centro-Oeste do Brasil. A COVID-19 influenciou o acompanhamento e a adesão ao tratamento da TB e intensificou a vulnerabilidade social e, consequentemente, afetou a notificação da TB, uma vez que já é conhecida a relação entre a doença e os determinantes sociais da saúde.

Palavras Chave

Tuberculose; COVID-19; Análise espacial.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Thaís Zamboni Berra, Yan Mathias Alves, Ariela Fehr Tártaro, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Natacha Martins Ribeiro, Antônio Carlos Vieira Ramos, Juliana Queiroz Rocha de Paiva, Marcela Antunes Paschoal Popolin, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero, Aline Aparecida Monroe, Ricardo Alexandre Arcêncio