Dados do Trabalho


Título

Associação da hiperglicemia com a infecção por ZIKV: Consequências na Produção e Qualidade dos Espermatozoides

Introdução

O diabetes mellitus é uma desordem metabólica crônica causada pela falta de produção de insulina ou pelo defeito nos receptores nas células-alvo. O quadro de diabetes é um fator de risco para outros tipos de infecções, favorecendo o aumento do quadro patológico de outras doenças, como no caso da infecção pelo ZIKV. 

Objetivo (s)

Sabendo que o diabetes acomete grande parte da população e está em crescimento exponencial mundialmente objetivou-se avaliar como a interação das duas doenças afetam a produção de espermatozoides. 

Material e Métodos

Foram utilizados 96 camundongos machos de linhagem Balb/C (60 dias de idade) e mantidos segundo regras do CONCEA e aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da UFPE (Nº protocolo 76/2020).  Os animais foram distribuídos em 4 grandes grupos sendo eles: controle sham, diabético (estreptozotocina 150mg/kg), infectado com Zika vírus e diabético e infectado com Zika vírus. Os animais foram eutanasiados aos 28 dias pós infecção (dpi) e aos 42 dias pós infecção (dpi). Após o período estabelecido os animais foram pesados, anestesiados, os testículos foram pesados e fixados em karnovisky e posteriormente processados. Foram feitas análises de diâmetro tubular, altura de epitélio seminífero, diâmetro de lume e cálculo da produção espermática diária. 

Resultados e Conclusão

Os pesos corporal e testicular reduziram-se aos 28 dpi e permanecem reduzidos aos 42 dpi nos grupos diabéticos, porém no grupo da associação essa redução é potencializada. O grupo apenas infectado não apresentou mais alteração aos 42dpi. Aos 28 dpi o diâmetro tubular e altura de epitélio estavam reduzidos nos 3 grupos experimentais, porém aos 42 dpi essa redução permaneceu apenas nos grupos diabéticos, com destaque para o grupo da associação que estavam com uma redução mais acentuada. O diâmetro do lume estava aumentado apenas aos 42 dpi nos grupos diabéticos. A produção espermática diária por testículo estava reduzida nos 3 grupos e por grama de testículo estava reduzida apenas no grupo ZIKV aos 28 dpi porém aos 42 dpi essa redução manteve-se no grupo ZIKV e de forma acentuada no grupo da associação. Concluímos que tanto a infecção como a diabetes causam prejuízo a produção de espermatozoide, e a microestrutura testicular, mas que a associação da infecção com a hiperglicemia causa danos mais acentuados a microestrutura testicular e consequentemente a produção de espermatozoides.

Palavras Chave

Zika Vírus; diabetes; Reprodução.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

FERNANDA CAROLINA RIBEIRO DIAS , VALDEMIRO AMARO DA SILVA-JÚNIOR, ANDERSON ARNALDO DA SILVA, MATHEUS TENÓRIO LOPES , POLLYANA OLIVEIRA GUIMARAES , LUIZ CARLOS ALVES, FÁBIO ANDRÉ BRAYNER, MARIA HELENA MADRUGA LIMA RIBEIRO , JORGE RICARDO FERREIRA DA SILVA , MARCOS DE LUCCA MOREIRA GOMES