Dados do Trabalho


Título

Fortalecimento da Vigilância da Febre Maculosa: Impacto dos treinamentos da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Minas Gerais

Introdução

A Febre Maculosa (FM) é uma doença sistêmica grave, com alta taxa de mortalidade e causada por bactérias do gênero Rickettsia, que são transmitidas por carrapatos infectados. No Brasil, 80% dos casos ocorrem nas regiões Sul e Sudeste, sendo o Sudeste responsável pela maioria dos óbitos. Para prevenir a doença, é necessária a intensificação das medidas de vigilância, especialmente antes da sua sazonalidade. A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) desempenha um papel crucial na capacitação de profissionais da vigilância epidemiológica, identificando áreas de infestação de carrapatos, sensibilizando a população sobre prevenção, respondendo prontamente a casos suspeitos ou confirmados, e colaborando na implementação de medidas de controle apropriadas.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos treinamentos oferecidos pela FUNED no fortalecimento da vigilância de FM em Minas Gerais durante os anos de 2022 e 2023.

Material e Métodos

Foram coletadas e analisadas amostras de carrapatos e pulgas de Minas Gerais entre janeiro de 2022 a dezembro de 2023. As amostras foram submetidas à taxonomia e PCR em tempo real (qPCR) no Serviço de Doenças Parasitárias e no Serviço de Virologia e Riquestioses da FUNED. Os dados foram extraídos dos sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e RedCap e correlacionados com os registros de treinamentos realizados.

Resultados e Conclusão

Em 2022, foram recebidas 319 amostras, enquanto em 2023 esse número aumentou para 861, representando um crescimento de 270%. A taxa de amostras detectáveis subiu de 9,7% em 2022 para 11,6% em 2023. Dentro dos espécimes de vetores coletados, foram identificados: Amblyomma sculptum, Amblyomma dubitatum, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, Rhipicephalus sanguineus e Dermacentor nitens. Cerca de 81,6% das amostras analisadas consistiam em formas imaturas (larva e ninfa) do gênero Amblyomma spp. Durante o estudo, 168 municípios, 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) e 352 profissionais foram capacitados, indicando uma expansão significativa na vigilância e detecção de áreas de infestação de carrapatos. Os dados demonstram significativa contribuição da FUNED e das URS’s no fortalecimento da vigilância da FM em Minas Gerais. Os treinamentos proporcionaram além do aumento da detecção de amostras e qualificação de profissionais, a identificação de áreas silenciosas, sensibilização da rede de assistência e implementação de medidas preventivas e de controle vetorial adequadas, fundamentais para a prevenção e controle eficaz da FM no Estado.

Palavras Chave

Vigilância; febre maculosa; carrapatos.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alana Vitor Barbosa da Costa, José Otaviano Madureira Almeida, Júlia Silva de Mattos, Job Alves de Souza Filho, Letícia de Azevedo Silva de Azevedo Silva, Ana Lúcia do Amaral Pedroso