Dados do Trabalho
Título
Análise da interação molecular entre as proteínas Ankle-2 de Aedes aegypti e Drosophila melanogaster com a proteína NS4 do Zika vírus e o complexo da membrana endoplasmática
Introdução
O ZIKV é um arbovírus do gênero Flavivirus, que infecta os humanos e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Desde que foi isolado pela primeira vez no ano de 1947 já causou várias epidemias, revelando que a infeção congênita por ZIKV está associada a defeitos congênitos devastadores, incluindo microcefalia. Desde então, pesquisas tem mostrado que a proteína viral NS4A interage com a proteína do hospedeiro ANKLE2, traduzindo-se em casos de microcefalia. A proteína NS4A de ZIKV cumpre funções cruciais na replicação do vírus, além disso, a biogênese da NS4A requer a atividade do complexo da membrana endoplasmática (EMC). Este complexo multiprotéico é necessário para a biogênese de proteínas de domínio transmembranar de passagem única e múltipla.
Objetivo (s)
O presente estudo tem como objetivo avaliar o “modelo de competição” de Ankle2/NS4 para sua biogênese através do EMC no mosquito e em Drosophila, além de investigar a potencial interação entre a proteína NS4 de ZIKV e a ANKLE2 nos dois modelos com base em estudos de interação in silico e in vitro, e estabelecer o potencial papel da proteína ANKLE2 no desenvolvimento de embriões de mosquitos.
Material e Métodos
Para tanto, foram produzidos mutantes homozigóticos para EMC e estes foram expressos em discos imaginais de olhos de larvas de Drosphila de terceiro estádio.
Resultados e Conclusão
Nestes mutantes, esperava-se uma redução na expressãodo gene ankle2, o que não foi observado. Mais ensaios serão necessários para confirmar se a biogénese do Ankle2 é ou não dependente da EMC.
Palavras Chave
Palavras-chave: Aedes aegypti; Zika; NS4A; Ankle2; microcefalia.
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Keily Lucienne Silva, Pedro Domingos, Lara Gomez, Constância Ayres Lopes