Dados do Trabalho


Título

Perfil de resistência antimicrobiana às fluoroquinolonas utilizadas na terapêutica de infecção do trato urinário (ITU) comunitária não complicada de pacientes atendidos na rede de atenção

Introdução

As ITUs não complicadas na comunidade são classificadas em uretrite, cistite ou pielonefrite. Com a Enterobacteriaceae Escherirchia coli representando entre 70-90% dos casos. O diagnóstico é feito por rastreio microbiológico, com tratamento geralmente realizado de forma empírica, o que pode contribuir para uma alta taxa de resistência aos antimicrobianos.

Objetivo (s)

Identificar e analisar o perfil microbiano e antibacteriano às fluoroquinolonas comumente empregadas em pacientes com ITUs atendidos na rede de atenção básica do SUS.

Material e Métodos

Estudo descritivo, de uma série de casos, prospectivo de pacientes que fazem uso do atendimento na rede de atenção básica do SUS, Rio Claro, SP. Estudo aprovado, no. 5.471.452 (CEP/CONEP/Claretiano Centro Universitário). 

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 5266 amostras de uroculturas e antibiogramas. As principais bactérias encontradas foram a E. coli, Klebisiela pneumoniae e Enterococcus faecalis. Os antibiogramas apontaram resistência de E. coli para ciprofloxacino (CIPRO) e norfloxacino (NOR) acima de 35%. Para K. pneumoniae foi de 31,66% para o CIPRO e de 30,64% para NOR. E. faecalis foi 10,25% de resistência ao CIPRO e ao levofloxacino. Os dados demonstram um maior padrão de resistência às fluoroquinolonas CIPRO e NOR, o que resulta em maior cautela no tratamento empírico de ITUs.  

Palavras Chave

ITU; Fluroquinolonas; Antimicrobianos; resistência

Área

Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

DÉBORA LAÍS JUSTO JACOMINI, AFONSO DE OLIVEIRA BRITO, HENRIQUE MARAFON HEBLING, LETHÍCIA RODRIGUES DOS SANTOS, DAVI FRANCO LOPES, ANA BEATRIZ DONADI