Dados do Trabalho
Título
Avaliar a viabilidade de isolados filamentosos mantidos em óleo mineral, com período de manutenção entre 19 e 46 anos, da coleção de culturas Prof Carlos da Silva Lacaz, do Instituto de Medicina Tropical, Faculdade de Medicina da Universidade de Sã
Introdução
Fungos podem ser patogênicos em humanos e resultar em alta morbidade e mortalidade, e impactar a saúde humana. Diante disso a preservação de culturas torna-se relevante para estudos, entretanto devem garantir a viabilidade, estabilidade e pureza do microrganismo por períodos prolongados, além da estabilidade fenotípica, fisiológica, genética e patogênica.
Objetivo (s)
Avaliar a viabilidade de fungos filamentosos hialinos e melanizados de interesse Médico, pertencentes a Coleção do IMT-FMUSP mantidos em óleo mineral a longo prazo.
Material e Métodos
Selecionamos inicialmente 63 isolados preservados em óleo mineral entre 19 e 46 anos. Dezessete foram excluídos por ausência de dados, permanecendo 67,4% (n=31) entre 19-20 anos, 17,4% (n=8) entre 26-23 anos, e 15,2% (n=7) entre 46-43 anos de preservação. Avaliamos a viabilidade em diferentes meios de cultura (Batata, Sabouraud-dextrose e Aveia), além da realizarmos a identificação fenotípica, por metodologia clássica e molecular.
Resultados e Conclusão
O ágar Sabouraud apresentou melhor viabilidade, enquanto ágar Batata e ágar Aveia apresentaram melhor conidiogênese em fungos melanizados, exceto para o fungo Chaetomium globosum em que ágar Sabouraud-dextrose permitiu maior viabilidade ou conidiogênse?. Alguns isolados com período de preservação entre 19-20 anos foram mantidos por repiques sucessivos até a manutenção em óleo mineral, desta forma diminuindo a viabilidade e resultando em 51,6% de isolados viáveis: 10 de agentes de micose oportunista e seis agentes de cromomicose; os preservados entre 26-23 anos foram viáveis: três de agentes de micose oportunista e três de eumicetoma e um de cromomicose; enquanto para entre 46-43 anos foram viáveis dois agentes de micoses superficiais, um agente de cromomicose e um agente de eumicetoma. O sequenciamento dos isolados evidenciou concordância da maioria dos gêneros, sendo que alguns com a taxonomia atualizada. Essa metodologia apresentou baixa viabilidade para fungos da ordem Mucorales. Concluímos que a metodologia de preservação é eficaz para fungos filamentosos e hialinos, exceto os da Ordem Mucorales e fungos melanizados. Observamos que quanto maior o tempo entre o isolamento e a preservação em Óleo Mineral menor a viabilidade dos isolados.
Palavras Chave
Fungos filamentosos; Métodos de preservação; Viabilidade; Coleção de Culturas
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ingrid Gonçalves Costa Leite, Dhara Nicole Araujo Greco Pivetta, Viviane Mazo Fávero Gimenes, Vera Lúcia Teixeira Freitas, Tiago Alexandre Cocio, Emanoella Noqueira, Roseli Santos Freitas-Xavier, Gil Benard