Dados do Trabalho


Título

Levantamento de parasitos do trato gastrointestinal de Tayassu tajacu cativos na região amazônica.

Introdução

O caititu Tayassu tajacu, é um mamífero da fauna silvestre, pertencente à ordem Artiodáctila, Família Tayassuidae que vive em rebanhos e são vegetarianos. Em florestas tropicais, os catetos apresentam um regime alimentar especialmente frugívoro, também se alimentando de folhas, raízes e tubérculos. Poucos estudos foram realizados sobre a sanidade de Tayassuídeos no Brasil, tendo os seus aspectos parasitários ainda pouco estudado, destacando que o mamífero é uma fonte de alimento.

Objetivo (s)

O presente estudo teve como objetivo conhecer os principais parasitos intestinais de caititu (Tayassu tajacu) criados em cativeiro no Estado do Pará. 

Material e Métodos

Amostras fecais de 32 espécimes adultos foram coletadas através de manipulação retal e processadas para a pesquisa de Cryptosporidium e Isospora beli (Método Formol-Éter-Ritchie da concentração de oocistos, realizando-se a coloração das lâminas com Fucsina Carbólica II). Para a análise de larvas e ovos de helmintos e cistos de protozoários utilizou-se os métodos Willis-Mollay, Baermann - modificado.

Resultados e Conclusão

Os resultados mostraram infecção pelo Toxascaris sp. em 40% dos animais; seguido pela Entamoeba coli com 27%, Entamoeba histolytica 23%, Balantidium coli 4%. Endolimax nana, Enterobius vermiculares e Strongyloides sp. ocorreram, respectivamente, em 2% dos animais. Nenhuma amostra foi positiva para Cryptosporidium e Isospora belli. Infecção mista estava presente em 38% dos casos, sendo que 41% das múltiplas infecções envolveram o Toxascaris sp. e em 16% houve a associação entre o Toxascaris sp. e a E. coli. Conclui-se que os estudos parasitológicos em animais silvestres, principalmente os tayassuídes que podem ser consumidos e comercializados por criatórios legalizados, é de extrema importância para o manejo sanitário, alerta de possíveis zoonoses e conhecimento clínico veterinário.

Palavras Chave

Artiodáctila; parasitologia; Amazônia

Área

Eixo 06 | 5.Protozooses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

MARCELLA Katheryne Marques BERNAL, JOSÉ RAUL ROCHA DE ARAÚJO, Natália Natália Inagaki de Albuquerque, ANDRE ANTONIO CORREA DAS CHAGAS, INGRID DE RESENDE MARTINS, DICKSON CIRO NASCIMENTO DE BRITO, VÂNIA PINTO SARMENTO, BEATRIZ CARVALHO RIBEIRO, Waleria Rubia Almeida da Costa, Washington Luiz Assunção Pereira