Dados do Trabalho
Título
Leishmaniose Tegumentar: Positividade da PCR em tempo real em pacientes negativos no Exame Parasitológico Direto
Introdução
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida por flebotomíneos e que afeta a pele e mucosas. Devido a diversidade de diagnósticos diferenciais, recomenda-se que a suspeita clínica de LTA seja acompanhada pelo diagnóstico laboratorial. Em Minas Gerais, o diagnóstico da LTA se baseia inicialmente no Exame Parasitológico Direto (EPD) e na PCR em tempo real (qPCR) em biópsia de pacientes negativos no EPD. Contudo, existe uma carência generalizada no Brasil em relação ao diagnóstico molecular da LTA.
Objetivo (s)
Avaliar a positividade e relevância da qPCR para esclarecer casos suspeitos de LTA em pacientes negativos no EPD.
Material e Métodos
Foram analisados os resultados de amostras de biópsia de pele de 107 pacientes suspeitos de LTA, coletadas entre dezembro de 2022 e novembro de 2023. Destes, 95 pacientes tiveram o EPD realizado nos laboratórios regionais e municipais do estado de Minas Gerais, enquanto 12 foram usados como grupo controle e tiveram o EPD realizado na Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Todas as qPCRs foram realizadas na FUNED. As amostras analisadas tinham um intervalo de coleta entre o EPD e a qPCR de 0 a 19 dias, com uma média de 3,59 dias e SD de ±5,78 dias. Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e correlacionados com a ficha epidemiológica dos pacientes. As análises foram realizadas utilizando o programa GraphPad Prism 5.0.
Resultados e Conclusão
Das 95 amostras analisadas, 38 foram detectáveis na qPCR e todas as amostras foram negativas no EPD. No grupo controle, 6 pacientes foram detectáveis na qPCR e também positivos no EPD, enquanto 6 pacientes não foram detectavéis na qPCR e foram negativos no EPD. Os dados evidenciam o significativo potencial diagnóstico da qPCR em comparação ao EPD (p≤0,01). A qPCR, caracterizada por sua alta sensibilidade e especificidade, tem desempenhado um papel fundamental na realização de diagnósticos de LTA. Embora o EPD tenha uma alta especificidade, sua eficácia pode ser afetada por fatores como a qualidade da coleta e a expertise do microscopista. Destaca-se a importância da ampliação do uso da qPCR em todo o território nacional como uma solução para a lacuna no diagnóstico da LTA. Além disso, a qPCR tem o potencial de identificar questões relacionadas à execução do EPD, uma vez que uma baixa taxa de positividade no EPD, pode indicar a necessidade de revisão dos procedimentos e capacitação dos profissionais envolvidos na realização do exame.
Palavras Chave
Leishmaniose Tegumentar; diagnóstico; qPCR; Exame Parasitológico Direto
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Alana Vitor Babosa da Costa, José Ronaldo Barbosa, Job Alves de Souza Filho, Letícia de Azevedo Silva