Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE IMUNOMODULADORA DO FLUCONAZOL SOBRE NEUTRÓFILOS POLIMORFONUCLEARES NA PARACOCCIDIOIDOMICOSE

Introdução

Os fungos do complexo Paracoccidioides spp. são agente etiológicos da paracoccidioidomicose (PCM), micose sistêmica que requer um tratamento longo. O Fluconazol (FluZ) é um antifúngico da classe dos triazóis, utilizado na terapêutica da PCM apenas quando há contraindicação dos fármacos tradicionalmente utilizados ou acometimento neurológico. 

Objetivo (s)

A partir destas informações, o presente trabalho tem como objetivo verificar se Fluconazol melhora o estado de ativação dos polimorfonucleares (PMNs).

Material e Métodos

Para isso, camundongos Swiss fêmeas (Protocolo do Comitê de Ética Animal 0029/2023) foram inoculados na bolsa de ar por meio da via subcutânea com P. brasiliensis (Pb18) e P .lutzii (Pl). Após 5 dias de infecção, foram realizados os tratamentos com 1 mg/mL e 2 mg/mL de FluZ durante 3 dias. No 8º dia de infecção, os PMNs presentes na bolsa de ar foram coletados e analisados os seguintes parâmetros: número absoluto de células viáveis, atividade mitocondrial, produção de ERO, produção de proteínas totais e catalase.

Resultados e Conclusão

Uma concentração de 1 mg/mL de FluZ é capaz de diminuir o influxo de células em relação ao controle infectado com Pl e com Pb18. A atividade mitocondrial foi significativamente maior no grupo tratado com 2 mg/mL em relação ao grupo controle infectado com Pl e o grupo infectado e tratado com 1 mg/mL. Nos grupos infectados com Pb18 não houve diferença significativa entre a atividade mitocondrial. Houve aumento na produção de proteínas nos grupos tratados com FluZ e infectados com Pl, em comparação com o controle sem tratamento, porém não houve diferença nos grupos infectados com Pb18. A dosagem de 2 mg/mL estimulou a produção de catalase na infecção por Pl em todos os tempos. Por outro lado, nos grupos infectados com Pb18, a dosagem de 1 mg/mL foi mais eficaz em comparação ao controle. O comportamento é similar na produção de ERO, onde a dosagem de 2 mg/mL apresentou uma maior estimulação nos grupos infectados com Pl, e 1 mg/mL demonstrou maior estimulação para Pb18. Os resultados sugerem fortemente que as diferentes doses de FluZ estimulam de maneiras diferentes os PMNs na presença de Pl e Pb18. Apesar disso, o fármaco é capaz de estimular a ação dos PMNs, com consequente combate aos fungos, demonstrando sua eficácia na PCM experimental.

Palavras Chave

ATIVIDADE IMUNOMODULADORA; FLUCONAZOL; NEUTRÓFILOS POLIMORFONUCLEARES; paracoccidioidomicose

Área

Eixo 12 | 2.Micoses humanas e veterinárias - Micoses profundas

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Thayana Dutra de Andrade, Lauana Aparecida Santos, Julia Castro Dutra, Otavio Augusto Carletto, Diogo Teixeira de Carvalho, Cleydson Finotti Cordeiro, Eva Burger