Dados do Trabalho
Título
Conhecimento dos Acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas Sobre Acidentes por Animais Peçonhentos
Introdução
A formação dos profissionais de saúde tem se tornado objeto de frequentes reflexões, a extensa estrutura curricular dificulta a abordagem de doenças pouco vistas em áreas urbanas, como as Doenças Tropicais Negligenciadas.
Objetivo (s)
Verificar o conhecimento aprendido em um componente curricular sobre acidentes por animais peçonhentos (AAP) e identificar lacunas no aprendizado dos acadêmicos antes e após a intervenção educativa na UEA.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo em duas fases, uma de desenho quase experimental, e outra de avaliação da curva de conhecimento de acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia da UEA em um período de 12 meses. Foi realizada a oferta da disciplina de tópicos especiais de acidentes por animais peçonhentos durante um período letivo com 200 alunos. Foi aplicado um questionário semiestruturado abordando 8 variáveis de conhecimento esclarecidos na disciplina, antes do início das aulas e após a conclusão da disciplina.
Resultados e Conclusão
Do total de 200 alunos, apenas 185 foram incluídos nesta pesquisa. Na fase, no pré-teste, a proporção de respostas corretas foi de 33%, incorretas 40% e desconhecimento das respostas 27%. No pós teste, essas médias subiram para 74%; 24%; 2% respectivamente. Dos tópicos de conhecimento do pré-teste: A epidemiologia do AAP teve maior média de acertos (62%), conhecimentos em cuidados à vítima de AAP no ambiente hospitalar tiveram maior média de erros (67%) e o manejo de antivenenos teve maior média de desconhecimento da resposta (45%). No pós-teste o mesmo foi evidenciado, com um aumento da proporção de acertos para 99% e redução da proporção de erros para 36% e de desconhecimento das respostas para 4%. No início da fase 2 após 6 meses da intervenção, e utilizando os resultados do pós-teste como parâmetro de comparação, os dados demonstraram uma diminuição de 2% na proporção de acertos, um aumento de 3% na proporção de erros, e redução de 1% na proporção de desconhecimento. Os dados analisados antes e após a realização da intervenção mostraram mudança significativa, determinando um avanço no conhecimento dos acadêmicos sobre os acidentes envolvendo animais peçonhentos. É evidente que a base de conhecimento dos alunos para construir um raciocínio clínico utilizando evidências clínicas e epidemiológicas foi primordial para a melhora dos resultados. Diante do contexto Amazônico da formação dos alunos, a temática poderia ser incorporada nas disciplinas obrigatórias, e não somente nas optativas.
Palavras Chave
Animais Peçonhentos; Escolas de Profissionais de Saúde; Doenças Negligenciadas; Amazonas.
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Guilherme Pinto Viana, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett, Wuelton Marcelo Monteiro, Altair Seabra de Farias, Vinícius Azevedo Machado, Mailma Costa de Almeida, Gisele dos Santos Rocha, Erica da Silva Carvalho, Barbara Juliana Carvalho Costa, Jessé David Nascimento da Costa, Julia Rodrigues Parga