Dados do Trabalho
Título
Ensaio de reconhecimento automático de ovos de Aedes aegypti em imagens de substratos de ovitrampas com Deep Learning: perspectivas para o avanço do monitoramento vetorial
Introdução
As ovitrampas vêm sendo adotadas para o monitoramento de Aedes aeypti por serem econômicas, sensíveis e de fácil manutenção. Contudo, a contagem manual dos ovos coletados nestas armadilhas é trabalhosa e sujeita a erros, devido ao tamanho dos ovos e à quantidade de material coletado no campo. Com o avanço do poder computacional nas últimas décadas, é possível investigar o uso de ferramentas de machine learning para o controle e vigilância desses mosquitos, possibilitando alcançar a automatização, redução de erros e agilidade na obtenção de dados entomológicos.
Objetivo (s)
Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema para a identificação automática de ovos de A. aegypti em imagens de substratos de ovitrampas, através de ferramentas de deep learning.
Material e Métodos
Para isso, gaiolas contendo diferentes números de fêmeas e machos de A. aegypti receberam dois tipos de substrato de oviposição: madeirite e madeirite revestida com tecido. Os ovos postos nos substratos foram contados de forma manual com auxílio de um estereomicroscópio e contador. Em seguida, foram capturadas imagens dos substratos com um smartphone com câmera de 12 megapixels e auxílio de um suporte para padronização da distância da câmera e iluminação artificial. Com isso, obtivemos 137 imagens, com uma variação de 1 a 8266 ovos. Para o processamento, as imagens foram recortadas de forma automática através de um script em python, mantendo apenas a região do substrato. Em seguida, foram divididas em grupo de treinamento, teste e validação. No grupo de treinamento, foram adicionados metadados manualmente para identificar os ovos na imagem, através do CVAT. Os dados obtidos foram utilizados para o treinamento de um modelo de rede neural CNN, através de um processo iterativo para obtenção de resultados satisfatórios. Assim, neste primeiro ciclo de experimentos, utilizou-se uma abordagem de aprendizagem por transferência, que aproveita o conhecimento de uma rede pré-treinada. Para isso, selecionou-se a rede neural Faster R-CNN, reputada por sua alta acurácia.
Resultados e Conclusão
Após 3000 passos de treinamento e validação, utilizando recursos computacionais da plataforma Kaggle, obteve-se precisão de 48,16%, revocação de 57% e F1-Score de 52,2% para o conjunto de dados de teste. Estima-se que este resultado possa ser melhorado em outros ciclos do processo iterativo, incluindo estratégias de aumento de dados e experimentos com outras redes. Agradecimentos à FACEPE, financiadora do projeto.
Palavras Chave
ovitrampa; Deep learning; Ovos; Vigilância entomológica; Visão Computacional
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Victor Araújo Barbosa, Augusto Kist Lunardi, Francisco das Chagas Sousa Junior, Otávio Gonçalves Lamberty, Thiago Ribeiro Chagas, André Luiz Sá de Oliveira, Andrea Schwertne Charão, Claudia Maria Fontes de Oliveira