Dados do Trabalho
Título
Sazonalidade da esporotricose no Brasil: um modelo de análise da epidemia em São Paulo, 2011–2020
Introdução
A esporotricose é uma micose subcutânea endêmica classicamente causada pelo complexo de espécies Sporothrix schenckii. Recentemente, a esporotricose emergiu no Brasil como uma epidemia transmitida por gatos pelo Sporothrix brasiliensis.
Objetivo (s)
Levantar o perfil clínico-epidemiológico de todos os casos de esporotricose diagnosticado entre 2011-2020 em um hospital de referência na região metropolitana de São Paulo e avaliar a distribuição anual dos casos em relação à sazonalidade.
Material e Métodos
Foram levantados dados demográficos e clínico-epidemiológicos dos pacientes. Um modelo linear generalizado foi ajustado para relacionar o número trimestral de casos de esporotricose detectados entre 2015-2019, com a precipitação e temperatura. Predição do número de casos de 2011-2014 foi tentado com base no modelo ajustado sem o componente de tendência que aparece a partir de 2015.
Resultados e Conclusão
Entre 271 casos suspeitos admitidos durante 2011-2020, 254 foram confirmados por isolamento fúngico e/ou critérios clínico-epidemiológicos. Observamos que a partir de 2015, o número de casos aumentou regularmente durante o outono e o inverno, durante os períodos mais secos e estações mais frias do ano. Verificamos que as séries de temperaturas afetaram o número dos casos (p=0,005), com um aumento de 1⁰C na série de temperaturas foi associada com uma diminuição de 14,24% no número médio de casos, com o número médio de casos aumentando 10,96% (p<0,0001) a cada trimestre, correspondendo a um aumento anual de 52%. Entre 2011-2014, o número previsto de casos de esporotricose foi em média de 10-12 por ano, com 33-38% ocorrendo no inverno. Nossa hipótese é que a sazonalidade da esporotricose está associada à ciclo estral dos felinos, o que pode fornecer abordagens alternativas dirigidas aos gatos para o controle da epidemia de esporotricose.
Palavras Chave
Eesporotricose zoonótica; Sporotrix brasiliensis; Perfil epidemiológico; Sazonalidade; Comportamento felino; Epidemia descontrolada.
Área
Eixo 12 | 1.Micoses humanas e veterinárias - Esporotricose
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Vera Lucia Teixeira Freitas, Francisco Marcelo Monteiro Rocha, Emanoella Nogueira, José Angelo Lauletta Lindoso, Amanda Azevedo Bittencourt, Dhara Nicole Araujo Greco Pivetta, Gil Benard, Roseli Santos Freitas-Xavier