Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil transcriptômico de larvas de Aedes aegypti resistentes ao inseticida Temephos

Introdução

A resistência aos compostos organofosforados é um problema grave no controle de mosquitos vetores. Compreender a base genética e molecular da resistência é importante para criar estratégias que visem detectar e monitorar a resistência em campo, implementar medidas de controle eficientes e para auxiliar no desenvolvimento de novos inseticidas.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo caracterizar o transcriptoma de Aedes aegypti de uma linhagem com longa exposição ao temephos (RecR).

Material e Métodos

O perfil transcriptômico de larvas de Aedes aegypti da linhagem RecR (resistente ao temephos) e RecL (susceptível ao temephos), foi comparado por meio de análise de RNAseq para identificar moléculas diferencialmente expressas entre as linhagens, utilizando três réplicas biológicas de cada linhagem em três pools de 20 intestinos. O RNA total foi extraído utilizando o kit RNeasy e as bibliotecas de sequenciamento pareado foram construídas com o kit TruSeq Stranded mRNA Library Prep. O sequenciamento foi realizado na platoforma Illumina MiSeq Sequencer™. Análises de bioinformática foram conduzidas para identificar os genes diferencialmente expresssos (DEGs) e avaliar as funções biológicas desses genes.

Resultados e Conclusão

A análise do transcriptoma mapeou 6.084 genes, dos quais 202 foram induzidos, incluindo genes que representam famílias de enzimas de detoxificação, como Citocromo P450s (CYP) (26 genes), Glutationa-S-Transferases (6 genes), Esterases (4 genes) e Glucosil transferases (4 genes), além de genes associados à biossíntese de cutícula, lipídeos e carboidratos. Foram identificados 106 genes reprimidos em RecR, envolvendo moléculas relacionadas à síntese proteica, imunidade e apoptose."  Uma análise de enriquecimento funcional foi realizada para identificar as vias metabólicas disponíveis no banco de dados KEGG que estão representadas entre os DEGs analisados. Os DEGs foram mapeados em 75 vias metabólicas, 42 delas foram consideradas significativamente enriquecidas. Destas, 37 tinham termos enriquecidos no perfil induzido, com diversas vias metabólicas envolvidas com a resistência a inseticidas e cinco associados ao perfil reprimido. Foram identificados 22 clusters de interação proteína-proteína entre os DEGs, com relevância do papel desempenhado pelas CYPs, GSTs e Esterases na regulação dos processos de oxidação-redução e metabolismo xenobiótico. Os resultados obtidos evidenciam o papel do mecanismo metabólico na resistência ao temephos em RecR.    

Palavras Chave

Aedes aegypti; Temephos; transcriptoma; Resistência metabólica

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Elisama Helvecio, Antonio Mauro Rezende, Maria Bezerra, Osvaldo Pompílio de Melo Neto, Maria Alice Varjal de Melo Santos, Tatiany Patrícia Romão, Constancia Flávia Junqueira Ayres